Meu Bichinho

Conheça algumas dicas para lidar com cães que têm medo de fogos

Em 23 de Novembro de 2022 às 07:31

E aí? Nesse período de Copa do Mundo, a gente sabe que o número de fogos de artifício aumenta bastante e isso incomoda e perturba o sossego de pessoas idosas, autistas e também dos animais como cães e gatos, por exemplo.

Se você tem um cãozinho em casa que não sofre com os barulhos altos dos fogos de artifício durante a virada de ano, Copa do Mundo e outros festejos pode ser considerado “sortudo”!

Mas é muito comum ter um cãozinho medroso em casa, e é importante ficar por dentro das dicas para saber como lidar com as adversidades que o pet apresenta. É importante frisar que o medo é um sentimento normal, entretanto a questão em pauta merece atenção, pois enquanto que os nossos ouvidos (e toda a sua formação interna) consegue ouvir até 20.000 hertz, os ouvidos caninos conseguem ouvir até 40.000 hertz. Ou seja, é o dobro do que a gente consegue alcançar!

Além do desconforto emocional durante a explosão dos fogos de artifício, o pavor pode provocar fugas e outros acidentes graves com o pet e que pode levar até o óbito dele.

Mas, será que seu peludo fica extremamente agitado durante a queima de fogos? Aqui informaremos o que pode acontecer de mais comum nesta ocasião que traz grande sofrimento ao pet, haja visto que ele tem a audição bem aguçada.

Quer saber como acalmar o cachorro que tem medo de fogos? Então fique com a gente e confira as dicas:

1- Prepare um local que se torne bem calmo para o seu pet. Por exemplo, um quarto bem fechado e com conforto, musica ambiente, é excelente;

2 – Seja a companhia para o seu cãozinho;

3 – Não saia com o seu pet no momento da queima de fogos;

4 – Nunca o prenda!

5 – Use petiscos e brinquedos para mantê-lo mais calmo;

6 – Músicas relaxantes são uma boa pedida;

7 – Use produtos específicos para ajudar o seu pet, como un calmante natural;

8 – Eduque os convidados, caso estes estejam em sua casa fazendo muita zuada;

9 – Nunca use sedativos!

10 – Use os barulhos internos ao seu favor;

11 – Em momento algum castigue ou seja ríspido com o seu pet por qualquer comportamento relacionado ao medo;

12 – Quando estiver chegando próximo ao momento da queima de fogos, por exemplo, feche as portas, as janelas, as cortinas e persianas para que não o peludo não veja flashes. Depois, aumente o volume da TV gradativamente, ligue a máquina de lavar, sintonize o rádio em uma estação bem tranquila e até ligue o ventilador.

Usar barulhos familiares ajudará o pet a não ouvir diretamente os barulhos externos. Eles estarão um pouco mais abafados devido aos sons ambientes.

Fique atento!

Gostou? Compartilhe