Plantar

Conheça a Vanda, a rainha das orquídeas

Em 16 de Outubro de 2023 às 06:00
Imagem de aopsan no Freepik

Você já deve ter visto essa flor em algum lugar, afinal as orquídeas são as plantas mais vendidas no Brasil e dentre elas, a Vanda é um gênero bastante conhecido e que se destaca por não precisar de nenhum substrato, ou seja, pode ser cultivada suspensa com suas raízes livres e soltas no ar e é essa liberdade de cultivo e a facilidade de manuseio que garantem um efeito maravilhoso na decoração ou no seu jardim.

As orquídeas Vanda são nativas das regiões tropicais da Ásia, como Filipinas e Índia, e se adaptam muito bem em climas quentes e úmidos, o que as torna uma escolha maravilhosa para jardins tropicais. E uma das características mais marcantes é a diversidade de cores de suas flores, podendo ser encontradas em tons de violeta, rosa, laranja e branco, tornando-as um espetáculo para os olhos.

Essas orquídeas não são plantadas, por terem raízes aéreas, o ideal é cultivarmos penduradas ou suspensas, pois precisam ter suas raízes sempre arejadas. Você pode suspender sua orquídea com barbantes ou fio de nylon. Elas são bastante longevas e podem viver por até 200 anos! Para garantir que a sua sobreviva pelo máximo de tempo possível, você deve lembrar que, por não haver substrato envolvendo as raízes e não ter uma reserva de água, ela necessita de ambiente bastante úmido para conseguir se hidratar e manter-se saudável. Por isso, molhe bastante as suas raízes, até a água escorrer, e depois borrife as folhas.

Evite exposição ao vento e local frio, pois as folhas podem cair e a planta não sobreviver, quanto à luminosidade, elas preferem ambientes ensolarados, mas sem luz direta, pois as folhas queimam facilmente. A floração pode durar bastante tempo e, algumas espécies produzem flores ao longo do ano, portanto não esqueça de utilizar adubos ou fertilizantes específicos para orquídeas. E, se você tiver mais alguma dúvida sobre essa ou outras plantas, não deixe de nos acompanhar no Instagram @primavera.paisagismo e aqui no TNH1.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas