Com índices de evasão e reprovação zero em Alagoas desde 2018, a Escola Estadual de Tempo Integral Teotônio Vilela, situada no Cepa, em Maceió, tem se destacado também, durante o período de aulas remotas, na garantia do sucesso de adesão de matrículas no estado. Nesta terça-feira (18), o secretário da Educação, Rafael Brito, conheceu de perto o fluxo de trabalho que vem sendo adotado pela unidade de ensino, que sincroniza estratégias de atividades pedagógicas, a partir de um cronograma pré-estabelecido, aliadas à manutenção da alimentação escolar para todos os seus 287 alunos.
LEIA TAMBÉM
O método foi apresentado ao gestor pelo diretor da escola, Cássio Costa de Lima, e o diretor adjunto, Daython Alexandre da Silva, que inclui atividades online e impressas – para àqueles que apresentem algum tipo de dificuldade no acesso digital – produzidas pelos professores e analisados pela coordenação pedagógica até chegar ao estudante, além de grupos de whatsapp exclusivos e lista de transmissão para pais e alunos. Os resultados têm sido positivos com média superior a 90% de engajamento dos participantes nas ações.
“É fundamental conhecermos o trabalho que é realizado pelos gestores nas escolas, em especial, neste momento atípico que vivemos de pandemia em que o processo de ensino-aprendizado é um dos grandes prejudicados. Os profissionais de Educação tem minha grande admiração por desprenderem todos os dias um intenso esforço para manutenção dos alunos no ambiente escolar, engajamento no cumprimento dos cronogramas das atividades e uso das ferramentas digitais como aliado neste período de aulas remotas”, avalia o secretário de Educação, Rafael Brito.
Além das conquistas em evasão e reprovação zero, a Escola Teotônio Vilela é referência no estado com maior nota do IDEB entre as escolas do fundamental II, na 13º Gerência Regional (Gere), e uma das melhores notas de Alagoas.
Kit Alimentação
Durante a pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, toda a rede estadual de Alagoas também segue distribuindo a merenda escolar por meio do Kit Alimentação. Todos os mais de 175 mil estudantes das 310 escolas do estado estão sendo atendidos com a entrega.
LEIA MAIS
+Lidas