por Luan Paz
Você já deve ter visto e comido ela em algum lugar e, assim como eu, também se perguntou por que ela recebe esse nome? Estou falando da fruta-pão (Artocarpus altilis) e hoje vou te contar um pouco mais sobre a origem dessa planta que foi introduzida no Brasil nos anos 1970 e é considerada um super alimento de origem asiática e é uma “prima” da jaca.
LEIA TAMBÉM
Há uma lenda sobre a origem desse fruto na Polinésia Francesa, dizem que, durante a grande fome na ilha de Raiatea, uma família de 6 pessoas foram morar numa caverna e chegou a comer samambaias silvestres até que um dia, o pai, cansado de ver a família passando fome, disse à esposa que cavaria uma cova e se enterraria ali para salvar os filhos, no dia seguinte, quando a esposa não o encontrou viu que havia no local em que ele se enterraria, uma árvore que crescia rapidamente e que tinha os galhos carregados de frutos grandes que ajudaram a família a passar o período de escassez, essa ilha hoje é conhecida como Tua-uru ou vale da fruta-pão.
A fruta-pão é nativa da Nova Guiné, e hoje é abundante em mais de 90 países, incluindo o Brasil, inclusive faz parte da minha infância, pois tinha um pé enorme dela no quintal de minha avó, em Alagoas. O seu nome vem do fato de que, quando amadurece o suficiente para comer, ela se assemelha ao pão fresco que acabou de sair do forno. Ela vai ficando mais doce a medida que amadurece e pode ser consumida de diversas formas, seja ela crua, amassada, cozida, frita, enfim a sua criatividade é o limite, eu prefiro cozida!
Ela é especialmente adaptada a climas quentes e úmidos, o que a torna ideal para o cultivo em regiões com essas condições, resultando em um crescimento eficiente e uma produção abundante, por isso é muito comum no nordeste brasileiro, onde os frutos podem atingir até 3 quilos e as árvores podem atingir até 20 metros de altura.
Além de suas qualidades culinárias, o fruta-pão também tem potencial ornamental no paisagismo. Suas folhas exuberantes e o porte majestoso da árvore o tornam um destaque em jardins tropicais e subtropicais. É uma escolha popular para quem busca uma árvore que forneça sombra e um toque exótico ao ambiente.
+Lidas