As contratações ocorrerão em ritmo moderado e seletivo. Quem busca uma recolocação profissional precisará ter paciência e flexibilidade. A edição 2017 do guia salarial da consultoria Robert Half, divulgado no início de outubro, aponta esta e outras tendências para o mercado no ano que vem.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a professora da IBE-FGV, Rita Ritz, com um mercado conturbado, sem vagas regulamentadas e sem dinheiro para empreendedorismo, o jeito é olhar para a situação com olhos otimistas e estratégicos. "A crise tem começo, meio e fim. É hora de lançar mão das ferramentas disponíveis e se preparar, porque, quando o mercado reaquecer, sairá à frente quem estiver melhor preparado", afirma.
Confira as tendências de cada área:
Engenharia
Procura-se profissionais com versatilidade, boa comunicação, habilidade de relacionamento com outras áreas e flexibilidade para vendas técnicas, melhoria contínua e supply chain, principalmente.
Finanças e contabilidade
O perfil do profissional buscado inclui versatilidade, habilidade de negociação e comunicação, inglês, estabilidade, trabalho em equipe e foco nos resultados para áreas fiscal, contábil, controladoria e auditoria.
Jurídico
O profissional precisa ter cursado uma faculdade de primeira linha, ter estabilidade no currículo, visão de longo prazo, inglês e perfil comercial para demandas de contencioso cível, consultivo e contencioso trabalhista, consultoria tributária, advogado generalista e sócios.
Mercado Financeiro
A exigência é para postura de dono, afinidade com tecnologia e inglês para aplicações em compliance, auditoria e controles internos. O guia chama atenção para os novos tipos de profissionais para startups financeiras, as fintechs.
Recursos Humanos
Inglês, proatividade e olhar estratégico são fundamentais para um mercado em busca de coordenador, gerente generalista, analista de folha de pagamento e departamento pessoal, além de analista sênior de remuneração e benefícios. O profissional de RH será cobrado por inovação e versatilidade na estruturação dos cargos e salários. O grande desafio será encontrar espaços para reestruturações, ao mesmo tempo em que se mantém a preocupação com a retenção de talentos.
Seguros
Com inglês e perfil empreendedor, o profissional do setor de seguros também estará em alta. O guia chama atenção para a crescente venda de seguros online - e é preciso se adaptar a isso.
Tecnologia
O profissional precisa ter experiência sólida, inglês, perfil mais interativo e relacionamento interpessoal para vagas de gerente de projetos, gerente de tecnologia voltado à inovação, Devops, consultor funcional, analista de negócios e analista de suporte. A demanda é por um profissional híbrido, segundo o guia, que seja capaz de programar em qualquer linguagem, principalmente para IOS e Android. O guia também chama atenção para o Big Data (lidar com grande volume de dados).
Vendas e marketing
Inglês, visão 360 graus do negócio, boa comunicação, perfil analítico e liderança são algumas características indispensáveis para key account, gerente de vendas, trade marketing e consultor comercial. O perfil consultivo, até então valorizado pelas empresas, precisa ser atualizado. O profissional precisa avançar fronteiras e conquistar novos mercados. O chamado perfil hunter (caçador) é o mais valorizado.
+Lidas