por Luan Paz
Imagine você que tem sua orquídea linda e vê que ela tá perdendo um pouco do vigor, as folhas estão amareladas e ela não coloca mais flores, apesar de estar no tempo de aparecerem. Você sabia que isso pode ser evitado com a simples troca do substrato da sua planta? Mas aí você me pergunta e o que é substrato?
LEIA TAMBÉM
O substrato nada mais é do que o meio onde as raízes das orquídeas se fixam e se alimentam. Então a escolha do substrato correto é uma tarefa fundamental para garantir o crescimento saudável e a floração exuberante das suas plantas. Então se liga que agora eu vou te contar quais os melhores substratos para você utilizar. E não esqueça de me contar quais os que você usa na sua orquídea e de mandar uma foto no nosso instagram @primavera.paisagismo.
Fibra ou casca de coco: é muito utilizada pelo seu baixo custo e sua facilidade de obtenção, além disso ela fornece à sua orquídea boa aeração e drenagem, retém a umidade de maneira controlada, sendo também resistente à degradação;
Casca de Pinus: esse substrato fornece uma boa fixação à planta por conta da sua superfície rugosa. Outros pontos positivos são a excelente drenagem e aeração, manutenção da umidade em níveis adequados, aliados ao seu aspecto natural e sustentável;
Carvão vegetal: além de extremamente barato e fácil de encontrar, possui uma boa retenção de água, melhorando a drenagem, aeração e filtrando substâncias perigosas, promovendo também o controle de fungos e bactérias;
Pedras: auxiliam na drenagem do excesso de água, sobretudo no fundo dos vasos. Auxiliam na estabilização das cerâmicas, na aeração, no controle da temperatura e impedindo a erosão.
Plantas como suporte: um outro substrato super legal e interessante é amarrar a sua orquídea em outra planta, de preferência uma árvore, para que elas utilizem como suporte e se desenvolvam como ocorrem nas florestas tropicais.
Como vimos, a principal característica do substrato para orquídeas é aeração e drenagem, para que as raízes cresçam, sem que apodreçam por acúmulo de água. Uma dica também é, uma vez por mês mergulhar seu substrato em água, para que o excesso de sais seja lavado para que não ocorra a queima das raízes, um fenômeno que, na natureza, as chuvas são as responsáveis.
Fontes Imagens: Orquídea ecobr; Pixabay; Freepik
+Lidas