por Luan Paz
Ainda estamos na Primavera, no hemisfério sul do planeta, mas à medida que nos aproximamos do verão eles vão aparecendo, principalmente nos locais mais tropicais e quentes. Estou falando deles mesmos, os mosquitos! Mas você sabia que algumas plantas no seu jardim podem atuar como repelentes naturais contra o vilão do verão? Isso acontece porque essas espécies liberam substâncias que afastam esses insetos, deixando o ambiente mais agradável e livre desse problemão.
LEIA TAMBÉM
Citronel (Cymbopogon winterianus): talvez a planta mais conhecida por repelir mosquitos. Tem origem indiana, apresenta boa resistência em solos mais úmidos e ambientes ensolarados. Também possui diferentes propriedades medicinais e calmantes. Podem ser plantadas em vasos e a sua floração é considerada muito difícil.
Lavanda (Lavandula): uma das plantas mais conhecidas, a lavanda pode funcionar como um bom repelente de mosquitos. O aroma das folhas e das flores ainda contribui para tornar a casa perfumada.
Boldo (Peumus boldus): bastante conhecido pelas propriedades medicinais das folhas, afinal quem não gosta de chá de boldo? Possui um perfume que apresenta eficácia contra mosquitos. A dica é cultivar uma muda de boldo em um espaço com bastante calor e luz diários e regar com frequência.
Manjericão (Ocimum basilicum): esse excelente tempero que vai muito bem com molho de tomate e massas é também eficaz contra mosquitos. Pode ser cultivado em vasos em pequenos espaços, como varandas, cozinhas e também no quintal.
Arruda (Ruta graveolens): não afasta apenas energias ruins como também os mosquitos. No entanto, a espécie pode ser tóxica a pets. A recomendação é colocá-la em vasos mais altos, fora do alcance de pequenos e curiosos companheiros.
+Lidas