por Luan Paz
Em tempos de epidemia de dengue em diversas regiões do país, algumas plantas podem ser nossas aliadas, pois possuem substâncias que atuam como repelentes para o mosquito transmissor da doença e, além de tudo são fáceis de cuidar e deixarão sua casa ainda mais verde e bonita. Mas vale a principal recomendação que é não deixar água parada e tomar vacina!
LEIA TAMBÉM
Alecrim: planta de uso versátil, prefira utilizar vasos grandes e com areia misturada na terra para auxiliar na drenagem. Inicialmente, a rega deve acontecer com frequência. E, com o passar do tempo, o intervalo de três dias entre uma e outra precisa ser seguido. A luz direta do sol é importante para o alecrim.
Cravo-de-defunto: essa planta com nome um tanto quanto exótico, é bastante comum e super fácil de cuidar, pois não necessita de solos muito férteis. Como germina, floresce e morre no período de um ano, deve ser replantada novamente. O plantio da espécie originária do México é feito por sementes.
Citronela: talvez ela seja a mais conhecida das plantas repelentes de mosquitos e insetos. Se desenvolve bem em regiões tropicais e subtropicais, preferem o sol pleno e também possui propriedades medicinais e antifúngicas.
Funcho: o seu plantio é realizado por meio de sementes, que devem ser colocadas em locais bem drenados e com matéria orgânica. Uma das características da planta é sua raiz grande. Por isso, precisa estar em um vaso que ofereça espaço para o crescimento. A luz direta do sol também é importante para o funcho.
Lavanda: outra planta multifuncional e de fácil cultivo, gosta da luz do sol para se desenvolver. Se plantada em casa, o ideal é escolher um canto claro para deixá-la durante o dia. Uma dica para manter a lavanda saudável é molhar apenas o solo em vez das folhas. Afinal, a umidade em excesso contribui para o aparecimento de pragas.
Manjericão: também usada como tempero na culinária, essa planta também tem a função de afastar os mosquitos. Se a muda for plantada em vasos, é preciso ter atenção ao solo, que deve ser fértil e granulado. A luz direta do sol durante 3h do dia é importante para o desenvolvimento do manjericão. Varandas e janelas são bons locais para deixá-lo.
LEIA MAIS
+Lidas