Cinema

Confira treze dicas filmes de terror para assistir nesta sexta-feira 13

Terra | 13/09/24 - 14h48
Divulgação

A Sexta-Feira 13 é uma data que, há tempos, desperta curiosidade e receio. A superstição em torno dela tem raízes históricas e culturais que atravessam séculos; a combinação do número 13 com o dia da semana sexta-feira é vista como um presságio de má sorte em muitas culturas ocidentais. Mas por que exatamente?

Historicamente, a sexta-feira já era vista como um dia "azarado" em algumas tradições cristãs, pois se acredita que Jesus Cristo tenha sido crucificado em uma sexta-feira. Além disso, o número 13, em várias culturas, é considerado de infortúnio. A combinação desses dois elementos gerou o mito em torno da sexta-feira 13, especialmente no século XX, quando a cultura pop ajudou a consolidar essa ideia.

A associação com o terror, porém, se fortaleceu com o lançamento do icônico filme "Sexta-Feira 13" em 1980. O filme introduziu o assassino mascarado Jason Voorhees, que aterrorizava jovens em um acampamento no temido dia. Desde então, a data tornou-se sinônimo de filmes de horror e lendas urbanas, perpetuando o clima de medo e suspense.

Embora a sexta-feira 13 tenha um peso simbólico forte, muitos especialistas defendem que o medo é mais fruto de mitos e tradições antigas do que de qualquer verdade factual. Psicólogos explicam que a crença no azar da data pode ser um fenômeno de "profecia autorrealizável", em que o medo faz com que as pessoas interpretem pequenos contratempos como grandes desastres.

Para aqueles que querem entrar no clima da data e aproveitar para maratonar filmes, aqui estão algumas sugestões feitas pelo nosso parceiro Tem Que Ver Cinema:

A Meia Noite Levarei Sua Alma (1964)

O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. No entanto, sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça agredida pelo coveiro quer se suicidar com o intuito de regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão.

O Iluminado (1980)

Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.

O Enigma de Outro Mundo (1982)

Na remota Antártida, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base quando, de um helicóptero, alguém atira em um cão do acampamento. À medida que socorrem o cão baleado, o bicho começa a atacar os cientistas e os outros cachorros e logo eles descobrem que o animal pode assumir a forma de suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles. Com isso, um piloto e um médico precisam capturar a fera antes que seja tarde demais.

A Bruxa de Blair (1999)

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

Invocação do Mal (2013)

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar a família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda.

A Bruxa (2015)

Em uma fazenda no século 17, uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê.

Morto não Fala (2018)

Stênio é plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos. Quando as confidências que ouve do além, contudo, revelam segredos de sua própria vida, Stênio desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família.

Mata Negra (2018)

Em uma floresta do interior do Brasil, a jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

Histórias Assustadoras para Contar no Escuro (2019)

A cidade de Mill Valley é assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows. Em 1968, a jovem Sarah Bellows, uma garota problemática que mantinha um mau relacionamento com os pais, foi ao porão para escrever um livro repleto de histórias macabras. Décadas mais tarde, um grupo de adolescentes descobre o livro e começa a investigar o passado de Sarah. No entanto, as histórias do livro começam a se tornar reais.

Canto dos Ossos (2020)

Duas vampiras decidem se separar, seguindo rumos diferentes em suas vidas. Décadas depois, uma delas é professora do ensino médio em uma pequena cidade litorânea, enquanto a outra vive pela noite caçando suas presas.

A Casa Sombria (2021)

Uma mulher abalada tenta processar o suicídio de seu marido. Um dia, a moça passa a sentir uma presença maligna ao seu redor e eventos sem explicação começam a acontecer. Ela decide investigar e descobre que o homem guardava segredos desconcertantes.

Sorria (2022)

Após um paciente cometer um suicídio brutal em sua frente, a psiquiatra Rose é perseguida por uma entidade maligna que muda de forma. Enquanto tenta escapar desse pesadelo, Rose também precisa enfrentar seu passado conturbado para sobreviver.

Fresh (2022)

Selecionado para o Festival de Cinema de Sundance de 2022, Fresh (2022) é estrelado por Sebastian Stan e Daisy Edgar-Jones — e conta a história da jovem Noa, quem tem dificuldades de encontrar a pessoa ideal no mundo de relacionamentos modernos. Uma jovem que luta para sobreviver aos incomuns apetites de seu novo namorado.