por Edson Moura
LEIA TAMBÉM
O Pajuçara Auto acompanha as coletivas de imprensa do Salão do Automóvel de São Paulo 2018. No primeiro dia de evento foram 15 coletivas, confira os principais lançamentos de cada uma das marcas:
Chevrolet – Elétrico Bolt e Camaro 2019
A Chevrolet foi a primeira montadora a realizar a coletiva de imprensa. Nela foram apresentados o Camaro 2019 e o elétrico Bolt, que começa a ser comercializado no Brasil a partir de R$ 175 mil reais.
Fiat – Conceito Fastback
Entre as novidades da Fiat, a principal no salão é um conceito, o SUV Fiat Fastback.
A Audi trouxe novas versões de modelos bem marcantes, o Novo Q8 e a perua RS4 Avant.
Equipado com o novo motor 2.9 V6 biturbo TFSI, capaz de render 450 cv de potência e 600 Nm de torque, 170Nm a mais que a versão anterior, tração quattro e câmbio tiptronic de oito marchas, o RS 4 Avant é um ícone da esportividade característica do DNA da Audi.
Outro carro totalmente novo da exposição é o Q8, que passa a ser o SUV topo de linha da Audi. Esses quatro modelos trazem uma das mais recentes tecnologias da linha de motores da empresa: o sistema híbrido leve.
Toyota – Concept-i Ride, Yaris X-Way e Gilux GR-S
Entre as novidades desta edição de 2018, está o lançamento do novo Yaris X-Way, a inédita Hilux GR-S, primeiro modelo da divisão GAZOO Racing no Brasil com apenas 420 unidades numeradas e o Concept-i RIDE um pequeno veículo que enfatiza o conceito de “mobilidade urbana simples”. Ele possui portas tipo asas de gaivota, assento deslizante universal e joystick, com operação simples para usuários de cadeiras de rodas.
Mercedes – Novo Classe A e AMG G 63
Já o super exclusivo AMG G 63 é um ícone mundial entre os veículos fora de estrada de alta performance, o Mercedes-AMG G 63 chega ao Salão totalmente renovado na edição especial de lançamento Edition 1. O modelo se distingue pela construção refinada, novo design exterior, acabamento interno ainda mais luxuoso e altíssimo nível de conforto acústico e de rodagem. Mantendo as linhas retas características desde seu lançamento em 1979, o visual da nova versão é dominado pela esportividade da grade Panamericana, acompanhada pelos arcos de rodas salientes, marcantes ponteiras do sistema de escapamento e as rodas, com até 22 polegadas de diâmetro.
O evento o Urban EV Concept, um conceito compacto ideal para o ecossistema das cidades. Ele é construído em uma plataforma elétrica completamente nova, que indica as direções de tecnologia e design que serão usados nos futuros veículos elétricos de produção em massa da Honda. Um novo modelo baseado neste conceito estará à venda na Europa já em 2019 e, no Japão, em 2020.
Já o novo Accord chega primeiro nas lojas. A 10ª geração do sedã Accord. O primeiro veículo comercializado oficialmente pela Honda no Brasil e vendido desde 1992 no país chega completamente reformulado, com novo design, desempenho superior e eficiente, interior refinado e muita tecnologia embarcada.
O modelo também representa a chegada da tecnologia Honda SENSING ao Brasil, um pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor que proporciona uma nova experiência de condução.
Nissan – Elétrico Leaf e Xmotion Concept
A principal atração é o Nissan LEAF, que tem a sua nova geração apresentada pela primeira vez na América Latina.
O carro 100% elétrico mais vendido do mundo está disponível para compra pelo programa de pré-venda para os mercados do Brasil, Chile e Colômbia. O modelo tem custo único de R$ 178 mil reais. O mesmo sistema estará disponível para os consumidores da Argentina a partir de janeiro de 2019.
Olhando para o que estar por vir, a empresa exibe o carro-conceito Xmotion Concept, que atende as necessidades dos motoristas de um futuro próximo, em que os crossovers serão autônomos e conectados.
Renault – Elétrico Zoe e Conceito Symbioz
Pioneira e líder na venda de veículos elétricos na Europa, a marca agora começa a vender o Zoe ao público final a partir de 6 de novembro, no valor de R$ 149.990.
Até então, o veículo era comercializado no Brasil somente para empresas em projetos envolvendo a mobilidade zero emissão. O cliente que se interessar pode fazer a reserva no site www.eletricos.renault.com.br, no estande da marca no Salão do Automóvel.
A visão da Renault para o carro de 2030 também está presente no estande, com o Renault Symbioz. “Após uma primeira série de carros-conceito criada em torno do ciclo da vida que destacou o novo design de nossos modelos, a segunda série faz um trabalho exploratório sobre a mobilidade do futuro. Não podemos mais imaginar um veículo sem pensar no ecossistema ao nosso redor. O Renault Symbioz é um projeto realmente único, que nos permitiu trabalhar com planejadores, designers, engenheiros e arquitetos”, explica Laurens van den Acker, vice-presidente sênior de Design da Renault.
Dois grandes sucessos da Renault no Brasil também têm novidades. O Kwid, o SUV dos compactos, ganha uma nova versão: a Outsider, que será vendida no primeiro semestre de 2019, traz diferenciais estéticos como barra de teto, skis (frontal e traseiro), faixa lateral, moldura do farol de neblina e adesivo “Outsider”, entre outros itens.
Já o Captur Bose se caracteriza pela exclusividade de uma série limitada. Com sete alto-falantes e um amplificador da consagrada empresa de áudio automotivo, o SUV enriquecerá ainda mais a experiência a bordo. Também começará a ser vendido no primeiro semestre do próximo ano.
O 911 GT3 RS chega para ser um dos esportivos mais rápidos do país e custa 1,2 milhão de reais.
Hyundai – Azera e Creta Diamond
Entre as novidades da Hyundai, está o novo Azera que volta ao Brasil com controle de velocidade e frenagem de emergência, além de motor V6 3.0 de 261 cv.
Outras novidades foram o Hyundai Ioniq, o HB20 preparado para corridas e o conceito Saga EV.
Salão SP: Cobertura Multimídia Pajuçara Auto
O Pajuçara Auto participa pela quarta vez do Salão do Automóvel 2018 e faz uma cobertura em todas as plataformas: TV Pajuçara – Record Alagoas, Rádio Pajuçara FM, Portal TNH1, Youtube, Instagram e Facebook.
AUTOR(A)
Edson Moura+Lidas