Confira a previsão do tempo para esta terça-feira em Alagoas

Publicado em 28/01/2019, às 11h35
Chuvas na parte baixa da cidade | Arquivo TNH1
Chuvas na parte baixa da cidade | Arquivo TNH1

Por Camilla Bibiano*

As chuvas da madrugada desta segunda-feira (28) pegaram os alagoanos de surpresa e causaram transtornos pelas ruas de Maceió e cidades próximas. No site do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, um aviso de atenção para chuvas intensas foi publicado às 9h16, com previsão de término só às 23h59.

"Nesta segunda-feira, já se registraram acumulados significativos de precipitação em áreas do leste do Nordeste. Na capital Maceió-AL, o volume de chuva foi de 42 mm e de 51 mm em São Luís do Quitunde-AL nas últimas 12 horas. A tendência para o decorrer do dia é que ainda tenha chuva forte em algumas áreas do leste do Nordeste (área demarcada no mapa), podendo se propagar para o interior dos estados de SE, AL, PE e até parte da PB, além do nordeste da BA. Com isto, até o fim do dia os volumes poderão ser ainda maiores", diz o aviso.

A ocorrência de chuvas devem durar até 72 horas. Veja imagem da área sob atenção:

Em Alagoas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos emitiu uma nota de esclarecimento de que uma formação de ventos no Oceano Atlântico próximo à costa provocou as pancadas de chuvas de moderada à forte nas regiões do Litoral (em especial a região metropolitana), Baixo São Francisco e Zona da Mata durante toda a segunda. 

Durante as 12 primeiras horas, o volume de chuva está acumulado em torno de 50mm, podendo atingir números ainda maiores até o final do dia.

A nota ainda ressaltou que as chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

Novas atualizações podem ser emitidas pela Sala de Alerta de monitoramento e, em casos, mais graves devem ser reportados à Defesa Civil. 

Confira a previsão do tempo para cinco cidades de Alagoas:


*Estagiária sob supervisão da editoria 

Gostou? Compartilhe