A Cia Teatral Vixe Maria apresenta em novembro de 2017 a produção que é o carro-chefe do grupo, o espetáculo O Santo e A Porca. A primeira montagem aconteceu em março de 2016, no teatro do Arte Pajuçara. A nova montagem conta com elenco renovado e maior número de apresentações.
LEIA TAMBÉM
A história conta com sete personagens e o grande nome do espetáculo é Eurico, um fazendeiro quase falido, mesquinho e que tem como seu único apego uma porca de madeira, que contém economias do senhor. Além do protagonista, a história conta as aventuras e armações de Caroba, empregada da família e parceira de Euricão - como ela chama o patrão - em busca de conseguir dinheiro para fazenda.
Caroba é noiva de Pinhão, outro empregado da fazenda, que ajuda a noiva nessas atrapalhadas, mas Pinhão em nada tem parecido com ela. Calado, tímido, mas de olho em tudo que acontece no local. Margarida é a parte doce do espetáculo. Filha de Eurico, em nada se parece com o pai, já que a menina só busca viver o amor que sente por Dodó. O rapaz é filho de Eudoro e recebeu a missão de ir estudar em Recife para se tornar doutor, mas aborda a missão pelo amor que sente pela filha do dono da porca de madeira.
Eudoro, fazendeiro rico, ex-cunhado de Eurico e apaixonado por Margarida, vê tudo isso se desmoronar quando descobre que o filho não cumpriu com o que ele planejou. Por último temos Benona, tia de Margarida, irmã de Eurico e ex-noiva de Eudoro. A atrapalhada e desengonçada mulher ainda é apaixonada pelo ex-noivo e acredita que o sentimento é recíproco.
O elenco do espetáculo é formado pelos atores Paulinho Negrão (Eurico), Lidiane Amorim (Caroba), Dávison Danilo (Pinhão), Camila Moranelo (Margarida), Michelângelo Marciel (Dodó), André Domingos (Eudoro) e Ruth Barroso (Benona).
Vixe Maria Cia Teatral
A Vixe Maria nasceu em 2016 quando três alunos, até então estudantes do curso livre de teatro do Centro de Pesquisas Cênicas (CEPEC), encenaram dois espetáculos – O Santo e A Porca, apresentado em março de 2016, no teatro do Arte Pajuçara, e Medéia, apresentado em outubro de 2016, no teatro do Arte Pajuçara – como forma de encerramento dos primeiro e segundo módulos do curso, respectivamente.
A cia então focou na divulgação da cultura regional, onde o grupo passou a valorizar produções que evidenciassem a raiz nordestina e mostrassem os anseios e singularidades do povo nordestino. Os espetáculos da Vixe Maria alcançam um público diversificado, sem excluir qualquer espectador através de sua faixa etária. Com um vocabulário rico pelo "dialeto" nordestino, o grupo tem como objetivo fazer com que seu público se identifique com suas personagens.
SERVIÇO:
Local: Lar São Domingos (Cruz das Almas)
Data: 17 (sexta-feira) e 18 (sábado) de novembro
Horário: 19:30hs (dias 17 e 18)
Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00
Classificação: Livre
OBS¹: Estacionamento gratuito
OBS²: Parte da renda será revertida para a instituição
+Lidas