Recentemente a proibição dos celulares em todas as escolas foi aprovada (públicas e privadas), impactando a vida e a rotina de milhões de estudantes brasileiros e o futuro do sistema educacional.
LEIA TAMBÉM
A medida tem como objetivo proteger as crianças e adolescentes por meio da restrição a esses aparelhos, segundo Camilo Santana, ministro da Educação. Até a volta às aulas as escolas devem se adaptar.
Confira nos próximos tópicos sobre a proibição dos celulares. Com a volta das aulas no próximo mês, as escolas precisam correr para se adaptar.
Sim, mas cada escola vai agir de uma maneira. O projeto apenas proíbe o uso nos aparelhos na escola, mas é preciso saber como cada escola vai proceder no caso dos alunos que levarem seus aparelhos para as escolas. Cada instituição deve estabelecer suas regras.
O celular só poderá ser utilizado nas salas de aula para fins pedagógicos e com orientação dos professores. Não será permitido a utilização de celulares durante os intervalos, com a finalidade de estimular e fortalecer a interação entre os alunos.
Cada instituição de ensino vai agir de uma maneira para implementar as novas regras, mais esclarecimentos serão passados às escolas pelo MEC nos próximos meses.
O texto não especifica como isso vai funcionar, será mais um dever das escolas. Entretanto, o texto deixa claro que os celulares podem ser utilizados em emergências, como:
Alunos com deficiência podem utilizar seus aparelhos para acessibilidade, segundo a lei os celulares podem ser utilizados nas seguintes situações:
+Lidas