por Deisy Nascimento
Olá, tutores! Todas as semanas eu trago informações e dicas para vocês com base nas vivências que tenho com meus cães e gatos! E nesta semana resolvi trazer um assunto importante de ser abordado, o tártaro em cães e gatos! Infelizmente já vivenciei esse problema que pode gerar muitas outras doenças graves aos caninos e felinos se não for tratado.
LEIA TAMBÉM
Conversei com o médico veterinário, Charles Roger (CRMV-AL 961), especializado em odontologia veterinária, e ele contou como podemos identificar o problema de tártaro nos pets.
Dentre as dicas importantes dadas pelo especialista para identificar se o bichinho de estimação encontra-se com tártaro estão:
– Salivação excessiva;
– Mau hálito;
– Dentes amarelados;
– Mobilidade dentária;
– Gengivas vermelhas;
– Dificuldades de se alimentar;
– Aumento de volume na cavidade oral;
– Dentes decíduos (dentes de leite);
Segundo o odontólogo pet, se seu pet tem alguns desses sintomas, pode ser indicativo de doença periodontal. “Esta doença atinge de 80% a 90% dos pets. São placas e cálculos bacterianos, ou seja, o famoso tártaro! E este não sendo tratado corretamente poderá levar a vários problemas como doenças renais, doenças cardíacas, doenças hepáticas, fístulas, doenças respiratórias, doenças articulares, dentre outras”, explicou.
Ainda de acordo com ele é fundamental que os tutores sejam conscientizados e orientados sobre medidas preventivas e de controle da doença periodontal. Com o tratamento correto e prevenção seu pet terá uma vida saudável.
É IMPORTANTE reforçar que as doenças periodontais contribuem com processos inflamatórios em todo o corpo e não apenas na boca. Infelizmente elas podem passar para o sangue, levando as inflamações aos órgãos vitais, como o fígado, os rins e o coração. Nesse caso, o trato respiratório e as articulações também são afetadas.
Todas essas regiões podem ser atingidas e se não forem tratadas há tempo levarão o pet a óbito.
Sigam @charles.vet.odonto.vet.al
+Lidas