Uma infração considerada banal por alguns motoristas, o hábito de falar ou manusear o telefone celular enquanto dirige, pode aumentar as chances de um acidente de trânsito em 400%.
LEIA TAMBÉM
A combinação de celular e volante é apontada pelas autoridades de trânsito como a principal causa de acidentes no Brasil. Apenas no primeiro semestre deste ano, 268 mil motoristas foram multados, mais que o dobro se comparado ao mesmo período do ano passado.
De acordo com uma Pesquisa de Experimentação e Segurança Viária, o motorista que pega um celular para dar aquela espiadela rápida no aparelho, demora pelo menos quatro segundos olhando apenas para o telefone, tempo suficiente para percorrer dezenas de metros sem prestar atenção no trânsito.
Segundo a SMTT de Maceió, nos casos em que o motorista desatento se envolva em um acidente, ele poderá ser considerado o culpado por não prestar atenção no trânsito.
O que chama a atenção, é que o comportamento do maceioense mudou bastante em relação a isso, contrariando os números nacionais. Na capital alagoana, houve uma redução de 48,25% de infrações de motoristas que falaram ou manusearam o aparelho.
Segundo um levantamento feito pela SMTT, no primeiro semestre de 2017 foram registradas 3.361 multas desse tipo. Já nos primeiros seis meses deste ano foram 1.739 multas. A infração é considerada gravíssima, e resulta na perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além do pagamento de R$ 293 de multa.
Assista à reportagem exibida no jornal Pajuçara Noite, da TV Pajuçara, desta terça-feira (18):