O aplicativo de comparação de preços Zoom divulgou um levantamento que aponta que volta da Lei do Bem continua a reduzir o preço de dispositivos eletrônicos como smartphones e tablets, sendo que essa última categoria lidera a queda.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o documento, os preços dos dispositivos eletrônicos permanecem em queda, ainda que a volta da Lei do Bem - que prevê a isenção de impostos PIS/Pasep e Cofins para smartphones e tablets que custam até R$ 1.500 – tenha ocorrido no primeiro semestre.
Na categoria dos smartphones, a média da queda de preços foi de 6%. Entre os modelos analisados no levantamento do Zoom, o destaque é para o LG K10 de 16GB (K430TV),cujo valor caiu 13%. Porém, outros dispositivos, como o Samsung Galaxy S6 de 32GB (G920) e o Asus ZenFone Go de 8 GB (ZB452KG), também apresentaram queda expressiva: 11%.
A pesquisa afirma que os tablets apresentam a maior baixa, já que caíram, em média, cerca de 12% desde julho até setembro. Nesta categoria, o produto com maior redução é o tablet Multilaser Kid Pad de 8GB (NB194), cujo preço foi diminuiu em 18%.
“Nessa nova edição do levantamento, vemos uma queda menor nos preços porque é preciso lembrar que o impacto maior foi logo após a volta do incentivo fiscal. No entanto, é importante considerar que há uma queda contínua nos preços dos eletrônicos”, explica Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.
Para o estudo, o Zoom monitorou os vinte produtos mais buscados das categorias smartphones, tablets, laptops e desktops, entre 03 de julho e 18 de setembro. O último levantamento, feito em junho de 2016, apontou os smartphones como os produtos mais impactados, com uma queda de preço de 8%. Já os PCs e desktops apresentavam queda de 7% e, por fim, os tablets tinham caído 6%.
Vale reforçar que os levantamentos do Zoom consideram a média do menor preço praticado por esses produtos ao longo do mês e que os valores podem sofrer alterações, já que a busca é dinâmica e acompanha a variação de preços dos próprios varejistas.
+Lidas