“As experiências acumuladas em cerca de 30 anos de magistratura, com suas decepções e alegrias, amadureceram meu espírito de julgador e me fez enxergar cada vez mais a importância do Poder Judiciário para a construção de uma sociedade harmônica e igualitária”, discursou Ivan Vasconcelos Brito Júnior ao tomar posse, nesta quarta-feira (16), no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). O magistrado foi promovido, nesta terça-feira (15), pelo critério de merecimento, pelo Pleno da Corte de Justiça.
LEIA TAMBÉM
Clique aqui e confira a cerimônia de posse na íntegra.
Ivan Brito se formou na Faculdade de Direito de Maceió (Fadima) em 1985. Advogou até 1988 quando passou no concurso público e assumiu o cargo de diretor de secretaria da 1ª Vara da Seção Judiciária da Justiça Federal de Alagoas. Ingressou na magistratura alagoana no dia 23 de setembro de 1992.
“Esse é um sonho e desejo de todo magistrado de carreira: chegar ao TJAL, que é a segunda instância da Justiça estadual. É um desafio porque toda mudança implica em uma nova missão, novos destinos. Eu trabalhei para isso a vida toda, sou filho de magistrado e também já sou magistrado há quase 30 anos. Então, venho para contribuir com o Tribunal e tentar engrandecer o Poder Judiciário no estado de Alagoas”, disse o novel desembargador.
Ao longo de sua carreira, Ivan Brito foi juiz auxiliar da Presidência do TJAL, juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/AL), diretor do Fórum da Capital, juiz eleitoral, membro e corregedor eleitoral. Ivan Brito também foi presidente do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris), nos biênios 2000/2001 e 2015/2016.
De acordo com o presidente do TJAL, desembargador Klever Loureiro, esta foi uma eleição muito concorrida e difícil para o Pleno devido à qualidade de todos os magistrados que concorreram ao cargo.
“As perspectivas com a chegada do novo colega a essa Corte de Justiça é de que seu trabalho favorecerá ao jurisdicionado no todo, porque Ivan Brito é um magistrado proativo e com bastante experiência, já tem aproximadamente 30 anos de carreira e chega para tentarmos dar mais celeridade a Corte”, frisou o desembargador presidente.
O juiz Sóstenes Andrade, presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), também destacou a experiência do novo desembargador. “Ivan Brito é um magistrado de carreira, tem quase 30 anos de serviço na magistratura. Também vale destacar que os demais juízes que concorreram com ele são todos magistrados de grande qualidade. Eu acredito que só tem a ganhar o Poder Judiciário. Ivan é experiente, inteligente, proativo e só quem ganha é a magistratura e a sociedade”.
Participaram da cerimônia de posse os desembargadores José Carlos Malta Marques (vice-presidente do TJAL), João Luiz Lessa, Fernando Tourinho, Celyrio Adamastor Acioly, Carlos Cavalcanti, Otávio Praxedes, Washington Luiz Damasceno Freitas, além de magistrados, servidores do Poder Judiciário, autoridades do Poder Executivo e Legislativo, representantes de entidades de classe e familiares do novel desembargador.
+Lidas