Com petróleo cru chegando ao Sul da Bahia, Espírito Santo entra em alerta

Publicado em 04/11/2019, às 11h43
Praia da Costa Dourada, em Mucuri. Município é vizinho de Conceição da Barra, no ES. | Divulgação/Prefeitura de Mucuri
Praia da Costa Dourada, em Mucuri. Município é vizinho de Conceição da Barra, no ES. | Divulgação/Prefeitura de Mucuri

Por Com informações do A Gazeta

O Espírito Santo, estado da Região Sudeste do Brasil, entrou em alerta pelo risco das manchas de óleo que atingiram os nove estados nordestino, chegarem ao seu litoral. Isso porque, as manchas já foram registradas em praias de Nova Viçosa, no Sul da Bahia, próximo a divisa com o Estado.

De acordo com o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Espírito Santo, Diego Libardi, as correntes marítimas podem levar o pretóleo cru a região norte do Estado.

Pensando nisso, treinamentos serão realizados com as comunidades de cidades que podem ser afetadas pela contaminação. Nesta segunda-feira (4), os técnicos do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram) promoverão a instrução nas cidades de Aracruz e Fundão.

Já a tarde, a formação será na cidade de Serra, onde também serão capacitados moradores de Vitória, Vila Velha. Amanhã, será a vez das equipes da Marinha e do Exército, segundo informou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

VISTORIA EM RIOS

Integrantes do Ibama, da Ufes e da Prefeitura de Conceição da Barra vistoriaram os locais onde os rios se encontram com o mar, uma tentativa para estudar como proteger as áreas que possam ser afetadas pelo óleo.

Gostou? Compartilhe