Contextualizando

Com ocorrência de novos tremores de terra no Mutange, senador tenta dar andamento à CPI da Braskem

Em 29 de Novembro de 2023 às 14:47

Com o alerta da Defesa Civil de Maceió para cidadãos que ainda restam nas imediações do Mutange abandonem suas casa e evitem transitar na região, pela confirmação de abalos registrados neste início de semana, o senador Renan Calheiros (MDB) retomou seu protagonismo em relação à chamada CPI da Braskem.

O Mutange é um dos bairros de Maceió afetados pelo desastre ambiental provocado pela exploração de sal-gema pela Braskem, que começou pelo Pinheiro, e o senador defende o início das atividades, com urgência, da Comissão Parlamentar de Inquérito proposta por ele para apurar a responsabilidade da indústria.

A CPI aguarda, há cerca de um mês, a indicação, pelos partidos políticos, de parlamentares que farão parte da Comissão.

“Mais uma vez tremores alarmam os moradores do bairro Pinheiro. É inequívoca a relação com as atividades da Braskem. Por isso é urgente o funcionamento da CPI, já lida no Senado. Com ela faremos justiça às vítimas da maior tragédia ambiental urbana do mundo”, disse o parlamentar alagoano pelas redes sociais.

A nota da Defesa Civil é clara:

“A Defesa Civil de Maceió informa que os últimos sismos ocorridos se intensificaram e houve um agravamento do quadro na região já desocupada, próximo ao antigo campo do CSA. Estudos mostram que há risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas. Por precaução e cuidado com as pessoas, reforçamos, mais uma vez, a recomendação de que embarcações e a população evitem transitar na região até nova atualização do órgão.”

Gostou? Compartilhe