Foi bem mais apertado do que o torcedor desejava, mas o Brasil conseguiu se juntar à França e se transformou nesta sexta-feira na segunda seleção a conquistar a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo FIFA Qatar-2022.
LEIA TAMBÉM
Em uma partida com poucas oportunidades de gol, a seleção pentacampeã mundial só furou o eficiente bloqueio da Suíça já no finalzinho do segundo tempo, em um momento em que o volante Casemiro resolveu se mandar para frente e fazer companhia aos jogadores de ataque.
A vitória apertada encerra uma coincidência histórica nos confrontos diretos entre brasileiros e suíços em Copas. Nas duas vezes anteriores em que eles se encontraram (1950 e 2018), não havia tido vencedor.
Com um meio-campo mais conservador do que na estreia (Fred substituiu Neymar, machucado) e com um zagueiro improvisado na lateral direita (Éder Militão), a equipe de Tite não conseguiu repetir o futebol envolvente da vitória por 2 a 0 sobre a Sérvia.
Teve uma chance com Vinícius Júnior no primeiro tempo, um gol do atacante do Real Madrid anulado na segunda etapa e não muito mais.
O resultado já coloca o Brasil nas oitavas de final do Qatar-2022. Na última sexta-feira, contra Camarões, irá a campo apenas para confirmar o primeiro lugar do Grupo G. No mesmo dia, a Suíça enfrenta Camarões e, mesmo com a derrota desta sexta-feira, terá a vantagem do empate para avançar aos mata-matas.
A partida já se encaminhava para o empate sem gols, quando, aos 38 minutos do segundo tempo, Vinícius Júnior entrou driblando na defesa suíça e tocou para Rodrygo, que ajeitou de primeira para um bonito pontapé na bola de Casemio. O goleiro Yann Sommer não teve como fazer nada para impedir o gol.
Número -
Dos últimos 6 jogos em Copas do Mundo, o Brasil só foi vazado em um (na eliminação frente a Bélgica, nas quartas de final). Alisson não foi vazado contra Costa Rica, Sérvia (duas vezes), México e Suíça.
Craque do jogo - Se o Brasil dominou o meio-campo e praticamente não permitiu que a Suíça atacasse, boa parte da responsabilidade é do homem que joga logo à frente da defesa. Mas Casemiro não se contentou "apenas" com esse papel. Ele foi o ataque e fez o gol que resolveu a partida e deu a classificação antecipada ao time canarinho. Por isso, ganhou o BUDWEISER PLAYER OF THE MATCH.
LEIA MAIS
+Lidas