Um vídeo recebido nesta sexta (09) pelo TNH1, por meio do WhatsApp, mostra uma ação policial com troca de tiros entre policiais e um acusado de matar a esposa, dentro de casa, em Palmeira de Fora, distrito de Palmeira dos Índios, Agreste de Alagoas.
LEIA TAMBÉM
Assista:
As imagens foram feitas por uma vizinha e mostram desde o momento da chegada da polícia, quando os militares tentam arrombar o portão da residência para entrar, até o socorro das duas pessoas baleadas.
O fato, que terminou de forma trágica, ocorreu no feriado de 7 de setembro, segundo confirmou à reportagem o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Roberto Valle.
No vídeo, é possível ouvir disparos de tiros, ver a invasão da casa, e um homem vestindo apenas uma camiseta e um calção deixando o local com uma arma em punho, que não tem a identificação informada pela polícia.
Após a ação, os militares solicitam uma viatura e retiram o homem da casa. A mulher que grava relata que ele já estaria morto, mas o idoso sai com vida.
A ocorrência
O comandante do 10º BPM revelou que o Centro de Operações da Polícia Militar recebeu a chamada por volta das 12h30 do dia 7, para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo dentro da residência de número 1, da Quadra F, do Loteamento Alameda do Campo.
Guarnições da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, Radiopatrulha e Pelotão de Operações Especiais foram ao local e, já ao chegar à casa, constataram por uma brecha no portão que uma mulher estava caída no chão, com muito sangue em volta da cabeça.
Era Maria Edineuza Duarte da Costa, 62 anos, esposa de Álvaro Alves da Costa, 80 anos, autor do crime. O homem ainda estava com a arma apontada para a mulher, quando foi abordado pelos militares.
Os policiais, segundo o comandante, iniciaram uma tentativa de negociação com o homem, pedindo para que ele soltasse a arma, mas não foram atendidos. Álvaro teria disparado mais um tiro em direção à esposa, que levantou o braço em um sinal de defesa, o que deu certeza à polícia de que ela continuava viva.
A PM, nesse momento, ainda conforme o tenente-coronel, decidiu arrombar o portão da casa. “Novamente foi solicitado para que ele soltasse a arma e ele atirou contra a polícia. Não dava para usar a arma não letal, por conta da distância. Diante da resistência e do ataque aos policiais, eles resolveram atirar contra Álvaro”, relatou.
Os disparos atingiram o tórax do idoso, que caiu no chão. Os policiais avançaram e tomaram a arma, para em seguida fazer o socorro às duas vítimas.
Dentro da casa, ainda estava a filha do casal, que se trancou em um quarto após ser ameaçada pelo pai.
O casal de idosos foi socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento de Palmeira dos Índios, mas a mulher não resistiu ao ferimento e morreu ao chegar no local. O homem ainda recebeu atendimento e chegou a ser transferido para a Unidade de Emergência do Agreste (UE), em Arapiraca, onde permanece internado.
A caminho do hospital, enfermeiros encontraram R$ 15 mil no bolso de Álvaro. A origem do dinheiro não foi confirmada pela PM.
O registro da ocorrência foi encaminhado para a Delegacia de Palmeira dos Índios, onde será investigado. A PM ainda apreendeu com o idoso um revólver 38 com cinco estojos, sendo um pinado.
Segundo o coronel, a filha do casal relatou que ela e a mãe vinham recebendo ameaças de morte há muito tempo, por conta do ciúme do idoso.
LEIA MAIS
+Lidas