Com energia restabelecida, donos de pousadas no Litoral Norte agora contabilizam prejuízos

Publicado em 02/01/2016, às 15h56

Por Redação

Sem energia elétrica e sem água. Foi assim que passaram a noite de sexta e parte do sábado (02) turistas e moradores de municípios do Litoral Norte de Alagoas, durante um "apagão" provocado por danos na estrutura da rede elétrica da região, segundo a Eletrobras Alagoas.

Das 18h de sexta até por volta das 14h deste sábado, casas, hoteis, pousadas e outros estabelecimentos comerciais tiveram que suportar os prejuízos provocados pelo problema, em pleno feriadão pós Réveillon.

Donos de pousadas na região relataram ao TNH1 que tiveram que recorrer a gerador de energia, pagando alto pelo valor combustível, para evitar que os hóspedes fossem embora.

Mas quem não tem gerador e não conseguiu alugar um equipamento, ficou de mãos atadas, e ainda tendo que reembolsar os clientes.

Em uma pousada da cidade de Maragogi, a funcionária informou ao TNH1 que os hóspedes começaram a ir embora ainda durante a noite. "Recebemos muita reclamação. Tínhamos as luzes de emergência, mas as pessoas querem conforto. Elas pagam caro, porque a diária de janeiro é a mais cara do ano, e não podem relaxar. A cidade inteira sem energia não oferecia nenhuma alternativa", relatou.

Neste sábado, a situação piorou porque a distribuição de água também foi afetada pela falta de energia, e os reservatórios particulares, que atenderam as necessidades da pousada até certo ponto, não deram conta da demanda hoje. "Perdemos 50% dos clientes. No mês de janeiro, ficamos com esse prejuízo", concluiu a funcionária.

Donos de mercadinhos e outros estabelecimentos ouvidos pela TV Pajuçara, que esteve na cidade de Japaratinga, também relataram prejuízos. Nos freezers, muitos alimentos foram perdidos.

Segundo apurou o TNH1, o problema teria atingido as cidades de Passo do Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, São Miguel dos Milagres, Maragogi e Japaratinga.

Em nota, a assessoria de comunicação da Eletrobras Alagoas informou que as equipes começaram a trabalhar ainda na sexta para restabelecer a energia. "Foram detectados danos a estruturas da rede elétrica, de grandes proporções, que levam tempo para serem solucionados, principalmente devido a dificuldades de acesso".

A previsão para o restabelecimento, que era às 13h30 deste sábado atrasou pouco mais de meia hora. "A empresa sabe de todo o reflexo para o setor hoteleiro causado pela interrupção do fornecimento", declarou.

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