Com direito a protesto, desfile da Emancipação atrai milhares ao Rei Pelé

Publicado em 16/09/2015, às 17h01
Imagem Com direito a protesto, desfile da Emancipação atrai milhares ao Rei Pelé

Por Redação

Escola de Rio Largo fez alusão ao Guerreiro em apresentação (Crédito: Henrique Pereira/ TNH1)

Escola de Rio Largo fez alusão ao Guerreiro em apresentação (Crédito: Henrique Pereira/ TNH1)

Não falou beleza nas apresentações das mais de 20 escolas que se apresentaram no desfile em comemoração aos 198 anos de Alagoas nesta quarta-feira (16). Mas apesar de as quase cinco mil pessoas estarem no Estádio Rei Pelé apenas para prestigiar o evento, um grupo destoou um pouco do ritmo da fanfarra que ecoava no Trapichão.

Empunhando cartazes e pedindo ordem, cerca de 30 aprovados no último concurso da educação protestaram contra o secretário de Educação e também vice-governador Luciano Barbosa, pedindo a convocação da reserva técnica de 2013. De acordo com os candidatos, das 1.700 vagas oferecidas no concurso, só 800 foram preenchidas . 

À imprensa, Barbosa afirmou encarar com naturalidade a manifestação, mas lembrou que no atual momento de austeridade adotado pelo governo Renan Filho não permite ações que “fujam do orçamento” estadual.

“É natural a cobrança. Eles foram aprovados, merecem ser chamados e nós gostaríamos de contar com eles. Porém, no momento, atravessamos um momento delicado, onde as contas públicas estão sendo reformuladas. É preciso paciência”, alegou.

Cerca de 3 mil estudantes desfilaram na pista de atletismo do Trapichão. Empunhando bandeiras e estandartes, eles fizeram valer o tema "Escola e Comunidade", que deu tom a festa. Nas arquibancadas, a festa foi grande. Cerca de cinco mil espectadores lotaram parte das arquibancadas do Estádio, sempre com máquinas de foto e celulares nas mãos, para não perderem um momento da festa.

Escola de Rio Largo homenageou o Guerreiro

Dona Maria Eunice era uma das mais empolgadas. Acompanhada dos netos, ela conta que esta é a quarta vez consecutiva que vai prestigiar a festa da Emancipação. "É um momento especial, assim como no 7 de setembro. Ver a meninada se apresentando, relembrando os nossos tempos de mocidade. Vim nos últimos três anos, e neste não poderia ser diferente".

O desfile, além de reunir veteranos, também contou com diversos "novatos" dentre os que foram a público. Débora Cristina, de 10 anos, é aluna da escola Doralice de Moura, em Rio Largo, e conta que se espantou a ver tanta gente assistindo ao desfile. Apesar de tímida, a jovem não escondeu a felicidade em participar da marcha com os colegas.

"Fico muito feliz em estar aqui. No começo tive um pouco de timidez, mas depois a gente fica mais à vontade. Estar aqui está sendo muito bom", disse a jovem.

Veja também a reportagem do Jornal da Pajuçara Noite:  


Gostou? Compartilhe