Coleta Seletiva: saiba como participar durante a pandemia

Publicado em 27/04/2020, às 23h05
Divulgação / Secom Maceió
Divulgação / Secom Maceió

Por Secom Maceió

Participar da coleta seletiva é uma forma de ajudar a cuidar de Maceió, do meio ambiente e também de beneficiar famílias que sobrevivem da venda de materiais recicláveis. Hoje, quatro cooperativas de catadores prestam o serviço por meio da contratação com a Prefeitura de Maceió. Durante a pandemia, o cidadão pode colaborar com o descarte adequado de duas formas: nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs) ou em um dos ecopontos em funcionamento.

Coordenado pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), o trabalho das cooperativas segue em sistema de escala e com horários reduzidos, estabelecidos no cronograma de atividades a fim de resguardar a saúde e a segurança dos cooperados. A população pode participar da coleta seletiva descartando o resíduo reciclável seco em algum dos 17 PEVs ou no Ecoponto Santa Lúcia, Ecoponto Pajuçara, Ecoponto Tabuleiro e Ecoponto Dique Estrada.

“Conforme alinhamos com as cooperativas, o serviço foi retomado em partes para garantir a continuidade da coleta, que beneficia tanto os cooperados como a cidade, do ponto de vista ambiental e na redução de resíduos encaminhados ao aterro sanitário. Os PEVs são os locais em que a população deve direcionar os recicláveis. Em caso de dúvidas ou necessidade de informações sobre o serviço, a orientação é para que o cidadão entre em contato com a Sudes por meio do 0800 082 2600 ou pelo Whatsapp 98802-4834”, orienta o superintendente Gustavo Acioli Torres.

Além dos recicláveis, o titular da Sudes lembra que os ecopontos também recebem resíduos de construção civil (até um metro cúbico por cidadão), restos de poda de árvores e resíduos volumosos (móveis e eletrodomésticos sem utilidade, por exemplo). Torres ressalta que, apesar da suspensão de alguns serviços em decorrência do período de pandemia, o trabalho de limpeza urbana segue normalmente, com os devidos cuidados, por se tratar de algo essencial à saúde pública e à população.

Confira os locais para o descarte adequado:

1.PEV Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes
2.PEV em frente ao Colégio Atheneu – Salvador Lyra
3.PEV na calçada do Terminal do Graciliano Ramos
4.PEV no terminal do Fernão Velho
5.PEV Praça em frente ao terminal da Colina
6.PEV Praça Lucena Maranhão – Bebedouro
7.PEV Praça 200 anos Zé Tenório
8.PEV Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes
9.PEV Guaxuma
10.PEV Mirante do Jacintinho
11.PEV Terminal do Trapiche
12.PEV Praça em Frente a USF da Pitanguinha
13.PEV Vergel ( praça próximo a guarda municipal)
14.PEV Praça da Faculdade – Prado
15.PEV em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada
16.PEV Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa
17.PEV Praça do Skate – Ponta Verde

Ecopontos

  1. Ecoponto Pajuçara
    Rua Luiz Campos Teixeira, nº 476
  2. Ecoponto Santa Lúcia
    Av. Oswaldo Ramos, nº712 – Jardim Petrópolis
  3. Ecoponto Dique Estrada
    Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago
  4. Ecoponto Tabuleiro
     Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão

Gostou? Compartilhe