O governador de Alagoas, Paulo Dantas, fez uma live por meio de seu perfil no Instagram para tranquilizar a população e dizer que não houve feridos em decorrência do colapso da mina 18, da Brankem, na tarde deste domingo. "O Evento aconteceu exatamente na área determinada pelos técnicos das defesas civis Estadual, Municipal e Federal (Conforme nota técnica divulgada na última quinta-feira, 7), estamos com nossa equipe sobrevoando a área permanentemente, isso foi uma orientação dos geólogos enviados pelo governo do Rio de Janeiro para auxiliar Alagoas. Hoje cedo falei com o prefeito JHC e todos os prefeitos da Região Metropolitana. Todos confirmaram presença para a reunião, na manhã desta segunda-feira, 11, às 8h, no Palácio República dos Palmares". O objetivo, segundo o governador é definir medidas para somar esforços, no sentido de construir uma ação conjunta, visando o enfrentamento dos impactos causados pela Braskem.
LEIA TAMBÉM
Por meio de nota, Paulo Dantas reforçou o convite ao prefeito JHC para a reunião desta segunda-feira e informou que ordenou o deslocamento do secretário de Estado do Gabinete Civil e do coordenador da Defesa Civil Estadual até o Gabinete de Crise do município, conforme solicitação do prefeito de Maceió. Leia a nota abaixo na íntegra:
Diante do rompimento da mina 18, que ocorreu agora há pouco, com dano localizado e, graças a Deus, sem nenhuma vítima, pois a área está isolada e desabitada, ordenei o deslocamento do secretário de Estado do Gabinete Civil e do coordenador da Defesa Civil Estadual até o Gabinete de Crise do município, atendendo assim uma solicitação do prefeito JHC.
Quero também reafirmar o convite ao prefeito de Maceió, já feito desde sexta-feira, para uma reunião conjunta entre Governo de Alagoas, governo federal e as nove prefeituras afetadas pelo Crime da Braskem na manhã desta segunda-feira, no Palácio República dos Palmares, onde a gente irá definir medidas para somar esforços, no sentido de construir uma ação conjunta, visando o enfrentamento dos impactos causados pela Braskem, especialmente contra os moradores das áreas sob risco, e os pequenos comerciantes que foram expulsos de suas localidades.
Eu desejo reforçar o papel do Estado, que segue analisando todos os impactos ambientais deste colapso e a forma de responsabilização da mineradora. Fico, portanto, aguardando o prefeito de Maceió e sua equipe nesta segunda-feira, a partir de 8hs, no Palácio do Governo.
+Lidas