Cine Sesi leva cinema gratuito à Colônia e Paulo Jacinto neste fim de semana

Publicado em 11/08/2016, às 12h30

Por Redação

O projeto Cine Sesi Cultural chega aos municípios de Colônia Leopoldina e Paulo Jacinto, nesta sexta-feira (12) e vai até o domingo (14). Esta é a 11ª edição do Cine Sesi no Estado, envolvendo mais de 80 municípios e alcançando um público de mais de 820 mil pessoas.

As sessões gratuitas em Colônia Leopoldina serão ao lado da Igreja Matriz e as exibições em Paulo Jacinto serão na Praça Multieventos. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.

Em 2016, o projeto está completando 15 anos, em uma tarefa árdua porque o processo de extinção das salas de projeção de rua foi devastador. Os motivos são os mais variados: a expansão da TV aberta ao longo das décadas de 1970 e 1980, o VHS (que já morreu), o DVD (que está moribundo). Mais recentemente, a chegada de TV por assinatura e até questões de segurança pública, fazendo com que as pessoas prefiram ficar em casa.

“Em muitas dessas cidades, as pessoas estão tendo essa experiência pela primeira vez. A própria distribuição dos filmes sempre foi difícil. As salas foram ficando inviáveis financeiramente e acabaram fechando as portas”, observa Lina Rosa Vieira.

Nesse sentido, o Cine Sesi também reafirma o direito à ocupação do espaço público pela população, já que as sessões acontecem em praças e pátios.

O PROJETO

Lina Rosa explica que o Cine Sesi busca equiparar a experiência cinematográfica do público da capital e do interior. “Estamos levando para o interior equipamentos de projeção e de som equivalentes aos que as pessoas que moram nos grandes centros urbanos experimentam quando vão ao cinema”, explica. São projetores de alta resolução e sonorização compatível. “Nos empenhamos para que a experiência seja rica, que deixe um gostinho de quero mais nas pessoas e uma possibilidade de surgimento ou reabertura de um novo cinema. ”.

Outro desafio, segundo a idealizadora, é montar uma programação que cative o público. As exibições acontecem na praça principal da cidade, onde são colocadas cerca de 500 lugares  e, inclusive, tapete vermelho e pipoca quentinha, feita na hora. “Não pode faltar nada”, brinca Lina Rosa.

Nesta edição, serão exibidos os curtas metragens Retirantes, Guida e Salu e o Cavalo Marinho. E os longas exibidos serão O Menino no Espelho, Que Horas Ela Volta e Divertida Mente.

A escolha dos longas é pautada pelas seguintes exigências: filmes com bom padrão de qualidade técnica e de conteúdo, tendo a sexta-feira como espaço para a comédia, o sábado voltado para a reflexão e o domingo para o encontro da família; filmes que fazem parte da produção de cinema nacional prioritariamente ou que valorizem profissionais brasileiros; filmes que caibam na indicação de todas as idades (levando em consideração o fato de as exibições serem ao ar livre, filmes indicados para o público acima de 14 anos não podem ser selecionados); filmes que priorizem não somente o divertimento dos espectadores, mas a formação de plateias inteligentes; por fim, filmes que estejam liberados para as projeções do Cine Sesi.

OFICINAS DE ANIMAÇÃO

Mas o Cine Sesi não trata apenas de exibir filme. O projeto também leva oficinas de cinema de animação  para algumas cidades contempladas no projeto. Os curtas produzidos pelos alunos são exibidos na telona, na sua cidade e em outras. Em Alagoas, as duas oficinas previstas já aconteceram em Coruripe e em São Miguel dos Milagres.

SERVIÇO:

Local: Colônia Leopoldina e Paulo Jacinto.

Data: 12 a 14 de agosto de 2016, a partir das 18h.


FILMES:

Curtas

Sex: Retirantes

Sáb: Guida

Dom: Salu e o Cavalo Marinho

Longas

Sex: O Menino no Espelho

Sáb: Que Horas Ela Volta

Dom: Divertida Mente

Gostou? Compartilhe