Cientistas descobrem nova espécie de anfíbio que parece um alienígena

Publicado em 24/07/2023, às 15h31
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Extra Online

Cientistas descobriram uma nova espécie de tritão no Vietnã que já vai entrar na lista de animais ameaçados de extinção. O bicho - que parece um cruzamento entre um sapo e um lagarto - foi encontrado escondido no chão de uma floresta nas Terras Altas do Centro.

O animal de aparência peculiar, que foi apelidado de Tylototriton ngoclinhensis, tem cor preta com manchas laranja fluorescentes em cada lado de suas costas.

O professor Trung My Phung, pesquisador e autor da pesquisa com o bicho, descreveu a descoberta como "excepcional" e chamou o anfíbio de "uma das espécies mais coloridas" de seu tipo. O artigo detalhando o achado foi publicado no último dia 3 na revista científica ZooKeys e ganhou repercussão internacional na última semana.

Os cientistas encontraram a criatura entre 1.800 e 2.300 metros acima do nível do mar, que é um recorde de altitude para tritões-crocodilo, anteriormente vistos entre 250 e 1.740 metros.

Phung disse no artigo da pesquisa no ZooKeys: “É uma descoberta excepcional, pois é uma das espécies mais coloridas do gênero Tylototriton".

A equipe suspeita que a região possa ser um ponto de acesso para novas espécies evoluídas de anfíbios vietnamitas. Existem cerca de 40 espécies de tritões conhecidos por habitar as colinas e montanhas da Ásia - incluindo 15 novas espécies que foram descobertas apenas nos últimos cinco anos.

Todas as espécies de tritões-crocodilo são consideradas ameaçadas de extinção, devido à perda de habitat e a caçadores que os capturam para vendê-los como animais de estimação. E, infelizmente, devido à sua aparência colorida distinta, esse novo tipo será especialmente atraente para os colecionadores.

"Portanto, esta descoberta é de grande relevância para a conservação", disse o Prof. Dr. Tao Thien Nguyen, do Instituto de Pesquisa Genômica de Hanói, ao jornal britânico The Mirror.

Gostou? Compartilhe