São Miguel dos Campos, a 58 km de Maceió, é o terceiro município brasileiro com o melhor índice de segurança do país. É o que aponta o ranking Connected Smart Cities da Urban Systems, divulgado neste sábado (8) pelo site da revista Exame, de circulação nacional.
LEIA TAMBÉM
A queda na taxa de homicídios em São Miguel dos Campos foi um dos seis fatores que levaram o município a figurar na terceira posição, atrás apenas de Vinhedo (SP) e Ipojuca (PE). São Miguel dos Campos avançou 16 posições no ranking em relação ao ano passado, quando ocupava a 19º colocação.
O estudo levou em conta critérios como: taxa de homicídios, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, acidentes de trânsito, despesas com segurança e efetivo de segurança como policiais, guardas civis municipais e agentes de trânsito.
O secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, atribui o bom resultado aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em Segurança Pública.
"Essa notícia confirma que estamos no caminho certo no combate ao crime em Alagoas, desde o início deste Governo. A redução da violência se deve a uma grande integração entre as polícias Civil e a Militar, com o apoio da sociedade do município de São Miguel dos Campos", afirmou Lima Júnior.
Atlas
O governador Renan Filho lembrou que Alagoas apresentou a maior redução (-16,6%) na taxa de assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, de 2014 a 2015, dentre todos os Estados brasileiros, conforme o Atlas da Violência 2017, divulgado no início de junho.
No mesmo estudo, Alagoas teve a segunda maior redução (-18,3%) no número de homicídios por arma de fogo com relação a todas as Unidades da Federação. O governador observa, ainda, que dentre as 30 cidades brasileiras mais violentas, 18 são nordestinas; nenhuma é alagoana.
Quando o assunto é taxa de homicídios por 100 mil jovens, outro avanço: Alagoas apresenta a terceira maior redução (-15,4%) do país.
“Vamos seguir avançando com a construção de novos Centros Integrados de Segurança Pública, ampliando a Força Tarefa, equipando as forças de segurança, construindo novos batalhões para PM, reformando e edificando mais delegacias”, afirmou Renan Filho, recordando que só na infraestrutura da Segurança Pública, Alagoas vai investir cerca de R$ 90 milhões este ano.
Paralelamente aos investimentos em Segurança Pública, o governador considera que são imprescindíveis, para reduzir ainda mais os índices de violência, a execução de políticas públicas de cunho social e educacional.
“Seguiremos implementando programas que contribuem com a redução da violência. Exemplo disso são as escolas em tempo integral, o Juventude Empreendedora, o Vida Nova nas Grotas. Com tudo isso reunido vamos, sem dúvidas, seguir colhendo novos e bons resultados”, avaliou Renan Filho.
Confira a matéria no site da revista Exame neste link.
LEIA MAIS
+Lidas