Motociclistas que fazem uso da ciclofaixa na BR-104, no perímetro urbano de Maceió, muitas vezes têm que disputar espaço com motos e até carros. Vídeos recebidos pela redação do TNH1 mostram o uso indevido do espaço, que é exclusivo para o tráfego de ciclistas. Veja:
LEIA TAMBÉM
O internauta e ciclista Alexandre Américo denúncia que são constantes as invasões e conta que já foi atropelado por um carro dentro da ciclofaixa. "Eu mesmo já fui vítima. Estava pedalando na ciclofaixa, onde pensava que seria um espaço tranquilo para nós, ciclistas, e acabei sendo atingido por um carro. Numa dessas chamadas 'roubadinhas' o motorista disse não ter me visto e bateu atrás da minha bicicleta. Foi, além de um susto grande, um desestímulo ao uso da ciclofaixa", relatou Alexandre.
Conforme o artigo 193 do Código de Trânsito Brasiliero (CTB), transitar com o veículo em ciclovias e ciclofaixas, assim como calçadas, passeios e passarelas, é uma infração gravíssima. A penalidade é a multa no valor de R$ 880,41.
O TNH1 entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para saber sobre a fiscalização da ciclovia mas não teve resposta.
Ciclovias são vias planejadas e construídas para a circulação de bicicletas. Já as ciclofaixas, por sua vez, são parte da pista de circulação de veículos que foi destinada exclusivamente às bicicletas, com devida sinalização.Tanto as ciclovias quanto as ciclofaixas são espaços direcionados, exclusivamente, aos ciclistas.