Cícero Amélio já protagonizou bate-boca e discussões acaloradas no pleno do Tribunal de Contas

Publicado em 18/08/2016, às 12h00

Por Redação

O conselheiro do Tribunal de Contas, Cícero Amélio, afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspeito de prevaricação e falsidade ideológica, vem sendo protagonista nos últimos tempos de muito bate-boca e discussões. Sempre com opiniões divergentes do também conselheiro Anselmo Brito, Amélio tem transformado o plenário da Corte de Contas numa verdadeira arena, se digladiando quase toda semana com o colega Brito.

O estopim do embate entre os dois conselheiros foram as acusações de Brito de que Amélio, que também é corregedor do TCE, engavetaria processos de sua relatoria por anos.

Em 19 de julho, o jornalista Ricardo Mota, em seu blog, aqui no TNH1, publicou a matéria "Anselmo Brito e Cícero Amélio quase chegam às vias de fato no TC", quando Amélio chamou Brito de “cara de pau”. 

Na semana seguinte, o blog trouxe o áudio com toda a discussão dos conselheiros (ouça aqui). Matéria de Thiago Correia e José Pereira mostrou as imagens da discussão e troca de ofensas; assista: 

"DODÓI PELO INTERESSE PÚBLICO"

Em outra sessão, o conselheiro Anselmo Brito ironizou o colega, colando em seu notebook a frase "Dodói pelo interesse público", rebatendo os xingamentos de Amélio que chegou a dizer que o colega precisava se tratar, pois "tinha problemas". 

“Eu tenho certeza que o conselheiro Anselmo é doente. Eu vou pedir para se provar nesse pleno aqui que se faça um teste psicológico”, acusa Cícero, que houve um sonoro “e você é o que? O senhor envergonha esse pleno, excelência”, de Brito.

O conselheiro Anselmo Brito alegas que o seu colega, que já foi presidente do TCE, já foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, que apresentou a ação ao Ministério Público Federal que denunciou Amélio a Justiça Federal. O processo tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Gostou? Compartilhe