Chuvas: moradores estão sem energia elétrica há quase 20 horas no interior de Alagoas

Publicado em 08/07/2023, às 11h36
Santana do Mundaú decretou situação de emergência após chuvas | Reprodução/Vídeo
Santana do Mundaú decretou situação de emergência após chuvas | Reprodução/Vídeo

Por TNH1

A população das cidades de Santana do Mundaú e Branquinha enfrentou dificuldades não só com os problemas causados pela chuva, como transbordamento de rios e alagamento de ruas, mas também com a falta de energia que já dura mais de 12 horas. Os dois municípios decretaram situação de emergência num período de 180 dias.

Ao TNH1, o morador de Santana do Mundaú, Thiago Aquino, disse que conseguiu deixar a cidade antes de a via de acesso ter sido comprometida pelas chuvas. Ele destacou que a população não tem uso de energia elétrica e sinal telefônico desde às 17h de sexta-feira, 8. O município ficou no escuro durante a longa madrugada de chuva.

"A cidade está ilhada. Em União [cidade vizinha], a água está passando por cima da ponte, então não tem acesso, sem energia, sem sinal telefônico. Consegui informações de um morador que tem gerador e passa informações quando pode. Mas o nível baixou bastante, desde a madrugada vem descendo", afirmou.

Em nota, a Equatorial Alagoas confirmou que devido ao cenário atual das duas cidades, com dificuldade de acesso à área urbana, as equipes encontraram dificuldades para execução dos serviços de forma segura. A empresa destacou também que está em contato com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros para garantir que não haverá riscos para os serviços quando a energia for reativada. Não há previsão para o restabelecimento da eletricidade nas localidades.

A Equatorial informou também que precisou suspender o abastecimento de energia em Murici e em Atalaia de forma emergencial, em virtude das fortes chuvas e do transbordamento de rios. Ela destacou que, em Murici, moradores ficaram ilhados, e por isso, o Corpo de Bombeiros solicitou a interrupção para poder fazer o resgate deles. Já em Atalaia, as equipes técnicas precisaram eliminar os riscos com a energia ligada antes de a normalidade ser restabelecida.

Veja a nota da Equatorial:

A Equatorial Alagoas informa que em razão das fortes chuvas e do transbordamento de alguns rios, na região da Zona da Mata, a Distribuidora realizou a suspensão emergencial do fornecimento de energia para o município de Murici, a pedido do Corpo de Bombeiros para realizar o resgate das vítimas em áreas alagadas. Parte do município de Atalaia também teve o fornecimento de energia suspenso emergencialmente. Equipes técnicas estão no local monitorando a situação para normalizar o fornecimento assim que os riscos forem eliminados. 

A Distribuidora informa ainda que registrou falta de energia nos municípios de Santana do Mundaú e Branquinha, e que o atual cenário está dificultando o acesso e a execução dos serviços de normalização de forma segura, por parte das equipes da concessionária, tendo em vista os alagamentos em decorrência das chuvas.

Vale ressaltar que empresa está em alerta, acompanhando as condições climáticas no Estado de Alagoas e que mantem suas equipes empenhadas para atender a todos os chamados de interrupção de energia, priorizando as solicitações que podem colocar em risco a vida da população.  

A Distribuidora orienta e pede aos clientes que ao perceberem os primeiros sinais de alagamentos, desliguem o disjuntor geral imediatamente e retirem os equipamentos das tomadas. Registros emergenciais podem ser realizados gratuitamente através da central de atendimento pelo 0800 082 0196. Em situação de acidentes com vítimas a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Gostou? Compartilhe