As chuvas intensas e contínuas que caem em todo o estado de Alagoas deixaram dezenas de cidades em situação de alerta desde a sexta-feira, 1º. Moradores de União dos Palmares, um dos municípios mais atingidos pela água, ficaram ilhados e estão assustados com o transbordamento iminente do Rio Mundaú.
LEIA TAMBÉM
Segundo um morador, ao menos oito localidades estão com enxurradas e graves alagamentos, incluindo bairros da área urbana e povoados. A população enfrenta os transtornos, com necessidade de assistência, e muitas famílias já começam a ocupar escolas do município.
Na Rua das Pedreiras, via que dá acesso à Serra da Barriga, a água já prejudica a passagem de pessoas e de veículos. O trecho que liga União ao município de Santana do Mundaú também está comprometido. Confira as imagens abaixo:
Moradores precisaram retirar móveis e outros pertences das próprias residências, depois da invasão da água. A elevação do Rio Mundaú é alertada desde a sexta-feira, com ultrapassagem de cota de transbordamento. Hoje, o rio está aproximadamente 2,5 metros acima da cota de transbordo, conforme informou o meteorologista Henrique Mendonça.
Confira mais vídeos:
Na zona rural da cidade, no Povoado Rocha Cavalcanti, a situação também é de desespero, já que a água entrou em imóveis e deixou os moradores ilhados. Veja a seguir.
Em outro trecho da cidade, é possível observar a pista que dá acesso ao Povoado Taquari também alagada, impedindo o tráfego de veículos.
+Lidas