A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou, na manhã desta terça-feira (05), que o abastecimento de água foi afetado na capital Maceió e em cidades da Zona da Mata e do Agreste de Alagoas, por causa das chuvas e da falta de energia.
LEIA TAMBÉM
Maceió - O Sistema Aviação, que produz água para atender à parte alta de Maceió, está inoperante desde a madrugada desta terça-feira (7) devido a uma falta de energia na rede operada pela Equatorial. O sistema que atende ao conjunto Rio Novo também está parado pelo mesmo motivo. A Casal já acionou a concessionária de energia e aguarda a normalização do serviço para retomar o processo de captação e tratamento de água. Depois de tratada, a água será repassada para a BRK distribuir aos moradores atendidos. Sobre a ocorrência, a Equatorial enviou uma nota (leia abaixo).
Sobre a interrupção do fornecimento de energia elétrica registrada no Sistema Aviação, localizado no município de Maceió, a Equatorial Alagoas informa que uma equipe técnica já foi acionada para atender o chamado da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.
Zona da Mata - Nove municípios da Zona da Mata de Alagoas estão com o abastecimento de água comprometido, nesta terça-feira (7), em decorrência das chuvas das últimas horas, de faltas de energia e do rompimento de uma adutora. Os mananciais afetados pelas chuvas cuja água bruta apresentou alto teor de turbidez, o que compromete o processo de tratamento e, por isso, exigiram suspensão temporária da captação, ficam nas seguintes localidades: Anadia, Ibateguara (Sistema Severo) e Taquarana. O manancial situado em Anadia atende ao Sistema Coletivo Anadia-Maribondo, por isso, a cidade de Maribondo também está com o abastecimento comprometido temporariamente.
Em todos esses casos, profissionais da Casal seguem monitorando a qualidade da água e, tão logo for possível e adequado dentro dos padrões técnicos, a captação será retomada com segurança, de modo a garantir a qualidade da água ofertada. Já os sistemas produtores que estão paralisados em decorrência de faltas de energia são os seguintes: Tatuamunha (em Porto de Pedras), Passo de Camaragibe, Ibateguara (Sistema Sumidouro) e Capela.
Em todas essas situações, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já acionou a Equatorial, responsável pela rede elétrica, e aguarda a normalização do serviço para que possa reativar seus sistemas produtores de água.
Em Colônia Leopoldina, o abastecimento está suspenso devido ao rompimento de uma adutora. Técnicos da Casal trabalham na manutenção emergencial da tubulação para que a atividade seja retomada ainda hoje. Em Joaquim Gomes, a captação de água bruta parou durante a madrugada desta terça-feira (7), porém, devido às chuvas e alagamentos, ainda não foi possível chegar até o local para averiguar a causa da parada.
Em todas essas cidades, depois de tratada pela Casal, a água é repassada à concessionária Verde Alagoas, que faz a distribuição aos moradores.Sobre as faltas de energia, a Equatorial enviou uma nota, que segue abaixo.
Em relação as interrupções no fornecimento de energia elétrica dos municípios de Ibateguara, Porto de Pedras, Capela e Passo de Camaragibe, a Equatorial Alagoas informa que recebeu os chamados da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e que já está adotando as medidas necessárias, de competência da Distribuidora, para restabelecer a energia elétrica das unidades o mais breve possível.
Agreste - A falta de eletricidade verificada às 4h da manhã desta terça-feira (7) no Centro de Reservação e Distribuição 01 (CRD 01), em Arapiraca, está afetando o fornecimento de água para oito municípios da região Agreste. A Casal registrou a ocorrência com a concessionária de energia e aguarda a reativação da rede elétrica para retomar as atividades do CRD 01.
A interrupção do potencial elétrico nessa instalação impacta o serviço de distribuição de água para os bairros da parte baixa de Arapiraca. Esse serviço também ficou prejudicado nas cidades e zonas rurais de Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia.
Tão logo o CRD 01 volte a receber energia, a Casal retomará o fornecimento de água para sete dos oito municípios afetados. A exceção é Feira Grande, caso em que a Companhia repassa o líquido tratado para a empresa Águas do Sertão distribuir.
Nota de esclarecimento:
"Sobre a interrupção no fornecimento de energia elétrica que está afetando o Centro de Reservação e Distribuição 1, que fica localizado no município de Arapiraca, a Equatorial Alagoas informa que equipes técnicas já estão no local trabalhando para normalizar o fornecimento de energia da unidade o mais breve possível", informa a assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
Junqueiro e São Sebastião
A distribuição de água para Junqueiro e São Sebastião está com volume reduzido, nesta terça-feira (7), porque as fortes chuvas que caem sobre a região carrearam grande volume de matéria sólida para a captação que atende a esses municípios. Devido a esse fenômeno, a qualidade do líquido bruto (aquele que é extraído da natureza) retardou seu posterior tratamento.
A Casal acompanha a evolução do aspecto da água bruta e, quando as condições forem apropriadas, retomará integralmente seu processamento, distribuindo-a para a população de São Sebastião. Quanto a Junqueiro, a Companhia voltará a repassar a vazão normal de água para a Águas do Sertão, que é a responsável por abastecer essa localidade.