As fortes chuvas que caem na cabeceira (nascente) dos principais rios do Estado devem impactar as bacias hidrográficas de Alagoas e provocar diversos pontos de transbordamentos nas próximas horas. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil de Alagoas, tenente-coronel Moisés Pereira de Melo, na tarde desta sexta-feira (07).
LEIA TAMBÉM
Em vídeo (veja abaixo), o coordenador explicou que há registro de chuvas intensas nas cabeceiras do Rio Paraíba, Mundaú e Jacuípe, que nascem na região de Garanhus e Agreste pernambucano. Ainda segundo Melo, esse volume d'água deve chegar a Alagoas ainda na madrugada deste sábado e podem trazer trantornos para moradores de cidades situadas nos vales desse três rios, além do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú/Manguaba.
O aviso da Defesa Civil de Alagoas foi repassado para os munícipios ribeirinhos das três bacias, que estão sendo fortemente atingidas pelas chuvas desde essa última quinta-feira (06). Alguns desses municípios já começaram a monitorar o nível dos rios, a exemplo de Maceió e Pilar. Em Jacuípe, na Região Norte de Alagoas, o Rio Jacuípe transbordou, na tarde desta sexta-feira (07), e atingiu algumas residências.
Previsão é de mais chuva nas próximas horas - A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) divulgou, no começo da tarde desta sexta-feira (07), um alerta para a ocorrência de fortes chuvas em algumas regiões de Alagoas. O aviso meteorológico de cor vermelha prevê chuva moderada na região metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco e Zona da Mata no decorrer desta sexta-feira, podendo se estender até este domingo (09).
Ainda segundo a Semarh, a previsão exige atenção especial para todas as regiões citadas acimas. Em várias localidades destas regiões, os acumulados de chuva já ultrapassaram 60 milímetros nas últimas 24 horas.
Riscos associados
LEIA MAIS
+Lidas