O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro alertas de chuvas, sendo um vermelho, um laranja e dois amarelos, para as próximas 24 horas em Alagoas. A previsão é de que o período chuvoso se estenda até às 10h de quinta-feira, 23, véspera de São João.
LEIA TAMBÉM
O alerta vermelho, considerado de "Grande Perigo", mostra que uma parte do estado pode ter chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia a partir das 13h desta quarta, 22. Com isso, há risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, assim como grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.
Veja abaixo os municípios com alerta vermelho:
O Instituto orienta que: a população desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia; observe alteração nas encostas; permaneça em local abrigado; em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Além de Alagoas, a chuva com intensidade deve atingir a região metropolitana de Recife, a região da Mata e do Agreste pernambucano.
Alertas laranja e amarelo - A previsão do Inmet para as cidades alagoanas inseridas no alerta laranja é de acúmulo de chuva, entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios. Você pode consultar os municípios no link no final da matéria.
O alerta serve para as regiões: Metropolitana de Recife, Agreste Pernambucano, Mata Pernambucana, Agreste Paraibano, Mata Paraibana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Leste Potiguar, Borborema, Sertão Alagoano, Agreste Potiguar.
O Instituto também emitiu dois novos alertas na cor amarela. Um deles mostra chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia em municípios do Sertão Alagoano, Leste Sergipano, Agreste Sergipano, Agreste Alagoano, Sertão Sergipano, Leste Alagoano, São Francisco Pernambucano.
O outro alerta amarelo tem o Sertão alagoano inserido, porém abrange outros estados como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, além de Pernambuco. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos neste dois alertas.
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS MUNICÍPIOS EM ALERTA
LEIA MAIS
+Lidas