Chuvas abaixo da média exigem atenção no consumo de água

Publicado em 09/07/2019, às 14h08
Imagem Chuvas abaixo da média exigem atenção no consumo de água

Por Assessoria

A previsão dos especialistas é que o inverno 2019 seja menos chuvoso em Alagoas, em comparação ao mesmo período do ano anterior.O estudo, realizado pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), aponta que as regiões Agreste e Sertão devem continuar sofrendo com a seca, com quantidade de chuvas abaixo da média e água insuficiente para encher os reservatórios. 

Diante desse cenário, a Agreste Saneamento, empresa que atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) em dez municípios do interior alagoano, reforça a necessidade da população adotar hábitos de uso racional da água também durante o inverno.

De acordo com Mikael Vasconcelos, supervisor operacional da Agreste Saneamento, o simples hábito de prolongar o banho com água morna, tão comum nesse período, já que fica mais difícil sair debaixo da água quentinha, pode prejudicar a meta de economizar água. “Se você espera a água esquentar antes de entrar no banho, deixe um balde embaixo do chuveiro e aproveite a água acumulada para lavar a louça ou o quintal”, sugere o engenheiro. Ele acrescenta ainda que, no inverno, é possível regar as plantas dia sim, dia não. Com esses cuidados, é possível economizar até 96 litros de água por dia, ou mais de 35 mil litros por ano.

Confira algumas dicas de consumo consciente:

  1. Tome banhos mais curtos, cinco minutos são suficientes para higienizar todo o corpo;
  2. Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada;
  3. Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os retos de alimento e jogue-os no lixo;
  4. Reutilize a água da máquina de lavar roupa para outras tarefas, como lavar o carro ou quintal;
  5. Utilize a vassoura para limpar a calçada;
  6. Use um regador para aguar as plantas;
  7. Certifique-se de que não há vazamentos ou torneiras pingando em sua casa ou estabelecimento.

Sobre Agreste Saneamento – A Agreste Saneamento atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) desde 2012, através de uma parceria público-privada com duração de 30 anos, com o objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região Agreste do estado, beneficiando mais de 350 mil habitantes. Foi eleita a melhor empresa de médio porte para trabalhar em Alagoas, em 2018, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Great Place to Work Brasil (GPTW). Faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em cinco estados brasileiros através de 18 operações, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Gostou? Compartilhe