Chuva que caiu em uma hora foi seis vezes maior que o esperado para dia de hoje

Publicado em 03/03/2018, às 12h34

Por Redação

Apesar da previsão do tempo indicar que chuvas poderiam cair durante o final de semana, o maceioense foi pego de surpresa com o volume da precipitação que atingiu a cidade na manhã deste sábado (3). A chuva, que durou aproximadamente uma hora, chegou a ser, em média, seis vezes maior do que o esperado para todo o dia.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o volume de chuva em Maceió nas últimas horas chegou a mais de 40% do quantitativo esperado para todo o mês de março. De acordo com o índice pluviométrico monitorado pela Defesa Civil, na região de Chã da Jaqueira o registro chegou a mais de 60 milímetros, alcançando 82.2 mm nos últimos três dias, volume que corresponde a 43% do esperado para os 31 dias deste mês.

O TNH1 conversou com Arthur Costa, diretor de ação da Defesa Civil Municipal, que explicou que esse volume pode representar perigo para população. “Foi muita chuva para apenas uma hora. Isso representa perigo para grotas, as galerias não suportam e acaba causando esses pontos de alagamento que foram registrados na cidade”, explicou.

No Tabuleiro do Martins, o volume de chuva também foi alto. Em uma hora, os pluviômetros registraram 54 milímetros, o equivalente a 28% do esperado para março. Com a chuva, 11 ocorrências foram registradas pela Defesa, com a maior proporção nos bairros Chã da Jaqueira e Cruz das Almas, onde houve desabamento de um imóvel e a fissura em via pública.

A reportagem recebeu uma foto e um vídeo feitos no bairro de Bebedouro. Eles mostram o trecho do cruzamento férreo, próximo a estação do bairro. Na imagem é possível ver que a água invadiu a Ladeira Professor Benedito Silva. Assista ao vídeo:

O TNH1 fez um antes e depois da chuva para que o internauta possa ter uma ideia do que o volume de chuva é capaz de fazer; confira:

O diretor disse ainda que entre as ocorrências registradas até o momento pela Defesa Civil Municipal estão o desabamento parcial de uma casa no bairro da Chã da Jaqueira, a queda de um muro num estacionamento privado próximo ao Fórum, no bairro do Barro Duro, e o desabamento de parte do asfalto da Via Litorânea, no bairro de Cruz das Almas.

A previsão é de que a chuva permaneça até o domingo (04), por isso a equipe da Defesa Civil está em plantão para o atendimento às ocorrências. Para qualquer demanda, a população pode acionar o órgão por meio do número 0800 030 6205.

Gostou? Compartilhe