A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está trabalhando em nível operacional de atenção dentro do Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil de Maceió e monitora as chuvas que caem na capital alagoana. Nas últimas 24 horas, o órgão municipal registrou dois acionamentos em decorrência da chuva.
LEIA TAMBÉM
Segundo dados dos pluviômetros instalados em Maceió, nas últimas 24 horas foi registrado maior volume de chuva na região do bairro Benedito Bentes, onde o equipamento registrou acumulado de 30,2mm. Já o registro de menor acumulado foi no Pontal da Barra, com 13,5mm.
Um aviso meteorológico da Sala de Alerta da Semarh, informa a possibilidade de chuvas de intensidade moderada a forte com algumas pancadas intensas e rajadas de vento, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, Agreste, Baixo São Francisco e Zona da Mata do Estado de Alagoas até este domingo (31).
Na manhã deste sábado (30), a Defesa Civil registrou duas ocorrências em decorrência da chuva, uma no bairro de Cruz das Almas e outra no Jacintinho.
Na Cruz das Almas, o rompimento de uma galeria de águas pluviais na Avenida Litorânea mobilizou profissionais da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O trânsito local foi interditado nos dois sentidos do trecho afetado até que a galeria seja recuperada.
De acordo com a Seminfra, as equipes já estão no local para iniciar os trabalhos de recuperação da galeria, mas devido ao grande volume de chuvas, as obras definitivas de recomposição da galeria irão começar a partir de segunda-feira, dia 1°, com a instalação de um novo tubo. Durante a obra, a SMTT fará o desvio no trânsito para evitar risco aos condutores que trafegam na região.
“Os órgãos municipais estão trabalhando integrados para atender possíveis ocorrência que sejam registradas em Maceió. A previsão é de chuva até este domingo e estamos de prontidão para atender a população”, ressaltou Dinário Lemos, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
Já no bairro do Jacintinho, as equipes de Defesa Civil foram acionados para um possível deslizamento de barreira na Comunidade Pau D’Arco. Ao chegar no local, se tratava de lixo em encosta. A população foi orientada sobre a importância do descarte correto do lixo para evitar risco para a comunidade.
As equipes do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cimadec) estão em constante monitoramento e atualizando as informações para dar suporte nas ações de atendimento à população em Maceió, assim como os agentes de Defesa Civil estão de prontidão para atendimento de possíveis ocorrências em decorrência da chuva.
A Defesa Civil Municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área. Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito através do número 199 da Defesa Civil.
LEIA MAIS
+Lidas