Check-list definitivo para comprar carro usado ou seminovo

Publicado em 17/12/2016, às 23h18
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Por Redação

Comprar um carro usado, como se sabe, exige uma série de cuidados por parte de quem compra e de quem vende. Para os compradores, os maiores cuidados recaem sobre a manutenção e estado geral do veículo. Não é possível saber com total precisão se há necessidade de se fazer a troca de certos componentes como correias e rolamentos por isso é tão importante um check-up geral quando se adquire um usado ou seminovo.

A recomendação mais importante é no sentido de deixar o supérfluo para depois e focar no que realmente importa. A troca de certas peças não sai caro e garante maior tranquilidade, conforto e segurança.

QUE PEÇAS TROCAR ASSIM QUE COMPRAR CARRO USADO?

Um consenso entre especialistas em automóveis é que antes de mais nada o óleo e o filtro devem ser trocados imediatamente após a compra de um usado. Pode ser que o antigo dono tenha feito a troca nos períodos recomendados, mas vai que o carro tem um vazamento desconhecido? Dessa forma, garante-se não apenas a reposição do óleo, como também pode ser feita inspeção para verificar possíveis vazamentos.

Correias e rolamentos, por não serem passíveis de avaliação, devem ser trocados também tão logo se compre o usado ou seminovo. Vale a mesma regra do óleo; o antigo dono pode ter feito a troca nos prazos, mas não há como confirmar se existe algum problema a menos que seja feita uma vistoria completa. Não menos importante, danos nas correias não dão margem a remendos. Se romperem, um abraço, é motor batido e uma enorme despesa pela frente.

No embalo da troca das correias, é altamente recomendável trocar todas as bombas, de óleo, água e combustível, assim como os respectivos filtros.

CUIDADOS COM OS FREIOS E EMBREAGEM

Como o foco da manutenção preventiva é a segurança, um item que não pode passar batido quando se compra um usado é o sistema de freios. O comprador deve averiguar se os pedais estão duros ou leves demais, se a altura está adequada e até eventuais ruídos. Se os freios apresentarem irregularidades, é sinal de que componentes como disco, pastilhas e hidrovácuo estão com problemas. A troca deve ser feita em caráter de urgência.

O mesmo vale para a embreagem, que pode ser verificada superficialmente através de testes no acionamento do pedal. Embreagem muito dura é péssimo indicador, e geralmente exige a troca de peças como o platô ou do kit completo.

Por último, mas não menos importante, os pneus precisam ser avaliados criteriosamente. Pode ser que aquele pneu aparentemente em bom estado seja remold, ou seja, um pneu com vida útil menor. Não arrisque, e, assim que puder, faça a troca para pneus novos e originais.

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