As atividades de Extensão Comunitária no Cesmac têm crescido consideravelmente. Só em 2017 já estão sendo desenvolvidos 40 projetos nas diversas comunidades em Maceió, com 40 bolsas para professores e 40 para alunos, integralmente financiadas pela Instituição.
LEIA TAMBÉM
Os estudos acontecem nas comunidades indígenas; no Pontal da Barra, além de atuar desenvolvendo o empreendedorismo em pequenas e médias empresas e desenvolvendo inclusão e ressocialização no presídio feminino Santa Luzia.
Os pesquisadores atuam na assistência odontológica aos pacientes com câncer e deficientes auditivos. Além disso, propõem alternativas ecológicas visando combater o uso de agrotóxicos no cinturão verde alagoano. Também apresentam tratamento alternativo para o reaproveitamento de esgoto doméstico em pequenas localidades.
O Cesmac na comunidade promove ainda avaliação nutricional em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos a radioterapia e outros que desenvolvem inclusão digital para a terceira idade. O conceito de responsabilidade social é um princípio norteador do Cesmac, estabelecendo contato efetivo com a população alagoana prestando serviços e atendimentos gratuitos e de qualidade, além de fortalecer o desenvolvimento da pesquisa.
Outras ações
A Extensão também atua no reforço e valorização das produções artísticas e culturais com a Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, espaço que recebe exposições de artistas locais, como a do próximo dia 17, que traz um trabalho coletivo sobre “Alagoanidades”. Tem ainda a Editora Cesmac, filiada à Associação Brasileira de Editoras Universitárias - ABEU. Já foram publicados nove títulos em 2016 e para este ano 12 produções estão no processo de edição, homenageando os 200 anos de Emancipação de Alagoas de Pernambuco.
LEIA MAIS
+Lidas