Os candidatos aprovados na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que desejem utilizar o exame para solicitar a emissão do seu certificado de conclusão do Ensino Médio já podem fazê-lo a partir da próxima segunda-feira (23).
LEIA TAMBÉM
Para solicitar a emissão do certificado, o candidato deve dirigir-se ao Cepa, na Escola José Correia da Silva Titara, na Sala 13, munido da seguinte documentação: Boletim de Desempenho Individual no Enem e originais e cópias legíveis da Identidade e do CPF. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h e a emissão do certificado será pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Em todo o Estado, pouco mais de 18 mil pessoas optaram pelo Enem como certificação do Ensino Médio.
A superintendente do Sistema Estadual de Educação da Seduc, Wilany Felix, lembra que, para solicitar a certificação, é necessário atender a alguns critérios. “É preciso ter a pontuação mínima de 450 pontos nas quatro áreas e 500 pontos na Redação e ter 18 anos completos até o dia 5 de novembro, o primeiro dia de aplicação das provas do Enem”, explica.
Outro dado importante é que mesmo as pessoas que não informaram a opção de certificação no ato da inscrição do Enem 2016 podem solicitar a emissão do certificado, desde que se encaixem nos critérios acima citados.
Para mais informações sobre o Enem para certificação, basta ligar para o número 3315-1217.
Chancela de históricos
Já os concluintes das escolas particulares da capital e do interior aprovados no Enem precisarão solicitar seus históricos escolares para chancela. O procedimento é essencial para as matrículas no Sisu e instituições particulares de Ensino Superior.
Para isso, devem solicitar seus históricos escolares junto as suas unidades de ensino, dirigir-se à Gerência Regional de Educação (Gere) de sua região e procurar o setor de Inspeção Escolar. Lá, deverão pedir a chancela do documento.
“Na capital, por exemplo, o estudante deve procurar o setor de Inspeção da 1ª Gere, localizada na Rua Epaminondas Gracindo, na Pajuçara, enquanto em Arapiraca, será na 5ª Gere, na Rua Antônio Marroquim, ao lado da Escola Pedro Reis. Nas demais cidades, ele deve se dirigir à Gere correspondente da sua região”, informa Wilany.
LEIA MAIS
+Lidas