Balançar as redes no futebol é o principal objetivo de uma partida. E fazer um gol numa final, então, significa o ponto alto e o sonho realizado de muitos jogadores ao redor do mundo, fazendo com que as comemorações que vêm logo em seguida também fiquem eternizadas. Esse é o caso de João Neto, o autor dos dois gols do CRB na decisão da Copa do Nordeste, mas que pode ser punido devido a sua celebração.
LEIA TAMBÉM
Isso porque, no momento da comemoração, ele levanta o uniforme e mostra uma camisa por baixo com a frase: "A Deus, toda honra e toda a Glória". Assista o momento:
TEEEEEEEEEEEEEEEEMOS UM JOOOOOOOOOOGO!
— ???????????????????? ???????????????????????????? (@NossoFutebol__) June 9, 2024
João Neto fez 1 a 0 para o CRB e fez a torcida EXPLODIR no Rei Pelé!
QUE BAITA FINAL DA LAMPIONS! pic.twitter.com/HgSIcGC2hr
Na súmula da decisão, o juiz Emerson Ricardo de Almeida Andrade, da Bahia, relatou o fato. “Após o primeiro gol da equipe do CRB, marcado pelo atleta João Neto, de número 35, fui informado pela quinta árbitra que o mesmo levantou a camisa contendo uma mensagem religiosa”, informou no documento.
A CBF restringe o uso do uniforme e de qualquer equipamento que contenha slogan ou mensagem política, religiosa ou pessoal. A restrição está presente no Livro de Regras da confederação, atualizado para as temporadas 2023/2024.
Como o caso foi relatado na súmula, a CBF prevê que João Neto pode ser sancionado pelos organizadores da competição (neste caso, pela própria entidade), além da federação nacional ou até mesmo pela FIFA. Não há, no entanto, a estimativa da sanção, podendo ir de multa à suspensão de jogos.
Recentemente, o atacante Raphinha, do Barcelona, foi multado pelo Comitê de Disciplina da Federação Espanhola após exibir uma camisa por baixo do uniforme com uma frase em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o estado natal do atleta.
Crédito: ESPN / Reprodução |
*Estagiário sob supervisão
+Lidas