Contextualizando

Centro Administrativo, iniciativa a ser seguida

Em 11 de Abril de 2025 às 09:00

É bastante louvável a iniciativa da Prefeitura de Maceió em investir na recuperação de três prédios antigos para criação do Complexo Administrativo Municipal no Centro da cidade.

A iniciaiva está sendo viabilizada graças a uma Parceria Público-Privada, modalidade interessante de investimento em que se compartilha as despesas.

Dois efeitos, pelo menos, devem ser considerados: a centralização de serviços administrativos da prefeitura - facilitando o contato entre servidores de diversos órgãos - e um impulso considerável no movimento da área central de Maceió, há muitos anos sofrendo um gradual processo de esvaziamento em alguns setores.

Fica pendente uma iniciativa complementar de incentivar a ocupação de imóveis com fins residenciais no Centro, o que daria um um up grade ainda mais significativo a essa proposta.

Que o exemplo que está sendo dado pela gestão do prefeito João Henrique Caldas (PL) possa ser ampliado para outras instâncias, também via PPPs, para recuperação de prédios e equipamentos públicos e privados de considerável valor arquitetônico e histórico.

O exemplo mais clássico é o Campus Tamandaré, na belíssima restinga do Pontal da Barra, que de antiga Escola de Aprendizes Marinheiros passou a ser extensão da Universidade Federal de Alagoas e depois de devolvido à Marinha não teve mais nenhuma destinação e passa por um processo de lenta degradação.

Fosse um patrimônio privado e certamente não chegaria a essa lastimável situação.

Mas como é público...

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas