CBM-AL divulga resultados de testes físicos realizados pelo Centro de Treinamento Físico e Desporto

Publicado em 17/12/2024, às 14h01
Foto: Reprodução/CBM-AL
Foto: Reprodução/CBM-AL

Por Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) divulgou, na manhã desta terça-feira (17), os resultados dos exames de espirometria realizados pelo Centro de Treinamento Físico e Desporto (CTFID). Ao todo, 200 militares participaram da avaliação, cujos resultados foram apresentados durante uma cerimônia no auditório do Quartel de Comando Geral (QCG), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió. 

O CBMAL se destaca como pioneiro no Nordeste ao avaliar a condição física de sua tropa com foco nas dimensões cardiorrespiratória e calorimetria. A espirometria é um exame destinado a medir a quantidade e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões. No processo, também foram realizados testes complementares, como avaliação da composição corporal por bioimpedância, calorimetria, teste de função pulmonar e teste de esforço com ergoespirometria. 

Para a realização dos testes, os militares passaram por uma bateria de atividades físicas prévias. Além disso, foi exigido um rigoroso jejum de no mínimo 4 horas para os exames de bioimpedância, que avaliam a composição corporal, incluindo gordura, água e massa magra. 

Já o exame de calorimetria determinou o Gasto Energético Total (GET) do organismo em repouso, medindo a Taxa Metabólica de Repouso (TMR) por meio da análise do ar inspirado e expirado pelos pulmões. 

De acordo com o CTFID, os resultados apontaram uma correlação negativa moderada entre aptidão cardiorrespiratória e performance laboral, indicando que bombeiros com melhores níveis de condicionamento físico alcançaram resultados superiores na execução de suas tarefas em comparação com aqueles com menor aptidão.

Os estudos reforçam a importância de manter um nível mínimo para o desempenho ideal das atividades operacionais exigidas pelos bombeiros, garantindo eficiência e segurança no cumprimento de suas funções. O educador físico Rafael Montenegro detalhou o processo de aplicação dos exames.

“O processo para a realização dos testes foi gerenciado pelo major Andrade, que organizou a adesão dos bombeiros militares por meio de formulários. Aqueles aptos foram convidados e tiveram os testes agendados na empresa responsável, onde foram realizadas avaliações com equipamentos como esteiras e analisadores de gases”, afirmou Rafael Montenegro.

Testes 

De acordo com ele, os testes incluíram a prova pulmonar, o gasto energético em repouso e o teste cardiorrespiratório durante exercícios que mediram habilidades como a força muscular respiratória e a captação de oxigênio, fundamentais para o desempenho em situações extremas, como salvamentos submersos ou ambientes com escassez de oxigênio, permitindo intervenções quando necessário. 

“Os exames permitem identificar a capacidade e aptidão física dos militares apontando possíveis fraquezas e insuficiências, o que possibilita intervenções que impactam diretamente na atividade laboral, saúde, qualidade de vida e até na prevenção de risco de óbito. Um militar com baixa aptidão física pode não conseguir executar sua função de forma adequada, comprometendo ações que exigem esforço físico, como o uso de equipamentos pesados, máscaras que dificultam a respiração ou salvamentos aquáticos", enfatizou. 

O major Diogo Andrade explicou os próximos passos e medidas que serão adotadas com base nos resultados. 

"A partir dos testes, conseguimos prescrever um treinamento de forma individualizada e eficaz, para que nossos bombeiros alcancem uma condição física cada vez melhor. Com esses dados, avaliamos de forma precisa o condicionamento e a condição física de cada um. Assim, estamos prescrevendo treinamentos individualizados, garantindo que sejam realmente efetivos e que os bombeiros desenvolvam uma capacidade física ideal para atuar no serviço.", ressaltou. 

Para a corporação, ações como essas reforçam o compromisso do CBMAL com a saúde, o bem-estar e a integridade física dos militares, evidenciando o empenho da corporação em assegurar que estejam nas melhores condições possíveis para desempenhar suas funções com maestria. 

Essa dedicação não apenas fortalece a capacidade operacional dos profissionais, mas também contribui diretamente para a garantia de um serviço de excelência na proteção e na segurança da população alagoana, reforça o CBMAL. 

A apresentação da análise geral dos resultados dos testes físicos está disponível no YouTube  do CBMAL. Acesse o vídeo clicando aqui.

Gostou? Compartilhe