Casos de Covid-19 crescem em dezembro e Saúde alerta sobre importância da vacina

Publicado em 27/12/2023, às 14h17
Foto: Divulgação SMS Maceió
Foto: Divulgação SMS Maceió

Por Ascom SMS Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) tem realizado o monitoramento contínuo das infecções por Covid-19.  Diante do aumento no número de casos no mês de dezembro, a SMS orienta que a população fique atenta a sintomas respiratórios, mesmo que inicialmente pareçam leves, especialmente neste período de festas e reuniões familiares. 

A Coordenação Técnica de Epidemiologia de Maceió reforça que o reconhecimento precoce dos sintomas respiratórios é fundamental, não apenas para a proteção individual, mas para evitar a propagação do vírus para familiares, amigos e comunidade. 

A coordenadora da área técnica da Epidemiologia, Rosicleide Barbosa, orientou sobre os cuidados que a população deve tomar. 

“A população precisa estar atenta aos sinais e sintomas gripais, pois pode ser um quadro de Covid-19. É recomendado que em caso da presença de sintomas as pessoas realizem o teste e que, se diagnosticado, faça seu isolamento, que atualmente é de 10 dias, mantenha todas as medidas não farmacológicas como o uso de máscaras e higienização das mãos”, destaca.

A coordenadora técnica também fala sobre a importância da notificação dos casos. “Vale reforçar que os profissionais de saúde, ao suspeitar de Covid-19, devem realizar a notificação, pois se trata de uma doença de notificação compulsória e que precisa ser notificado para que possamos conhecer esse cenário epidemiológico”. 

Importância da vacinação completa

Há uma correlação preocupante entre a gravidade dos casos de Covid-19 e a falta de imunização completa, especialmente da vacina bivalente. Pessoas que não completaram o esquema de vacinação ou não receberam a bivalente podem estar mais suscetíveis a complicações da doença.

A SMS faz um chamado para que a população se vacine. Pontos fixos (Maceió Shopping, Pátio Shopping, Saúde da Gente e CAT Praia), além de 16 Unidades de Saúde disponibilizam a vacinação para a população em geral. 

Gostou? Compartilhe