Casos clínicos representam mais de 60% dos atendimentos do HGE no Natal

Publicado em 27/12/2019, às 15h09
Carla Cleto
Carla Cleto

Por Assessoria

O Hospital Geral do Estado (HGE) teve uma discreta redução no número de atendimentos nos dias 24 e 25 de dezembro deste ano, comparados aos mesmos dias de 2018. Ao todo, o maior hospital do Estado registrou 647 atendimentos em 2019, menos 36 quando comparados aos mesmos dias do ano passado (foram 683 atendimentos). O destaque permanece para os casos clínicos que representaram mais de 60% dos acolhimentos.

Do total de registros no Natal de 2019, considerando os dois dias, 412 atendimentos foram do clínico geral. Em seguida vieram os acidentes casuais (159) e os acidentes de trânsito (38). Essa mesma sequência foi registrada no ano passado, quando o HGE atendeu 419 casos clínicos, 136 acidentes casuais e 64 envolvidos em acidentes no trânsito.

Vale observar que o número de acidentes casuais – aqueles ocorridos inesperadamente, como queda da própria altura – foram os únicos que registraram aumento: este ano foram mais 23, quando comparados a 2018. Os acidentes de trânsito tiveram redução de 26 atendimentos; e os casos clínicos, menos 7.

É importante reforçar que são destinados ao maior hospital 100% Sistema Único de Saúde (SUS) de Alagoas os casos relacionados a acidentes de trânsito, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Hemorragia Digestiva Alta (HDA), Perfuração por Arma de Fogo (PAF), Perfuração por Arma Branca (PAB), insuficiência cardíaca, acidentes de trabalho, traumas ortopédicos, diabetes descompensada, apendicite, afogamento, queimadura, tentativa de suicídio, Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), pneumonia, hipertensão grave; entre outras doenças de urgência ou emergência.

Outros casos menos graves podem ser tratados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ambulatórios e unidades municipais, como: viroses, febres, náuseas, vômitos, diarreias, dores suportáveis, inflamação nas vias aéreas, cólicas, distúrbio neurovegetativo, asma, convulsão, alergias, gastrites, diabetes e medições de glicose e pressão arterial.

“Durante o Natal, o HGE permaneceu funcionando 24h, com suas escalas de profissionais completamente preenchidas. O mesmo acontecerá nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Temos nos dedicado pela continuidade qualificada dos serviços de saúde, pois sabemos que é nossa missão estarmos preparados para prestar socorro aos cidadãos que necessitem a qualquer instante”, ressaltou a supervisora média, Janaína Gouveia.

Gostou? Compartilhe