Caso Kleber Malaquias: veja como foi o primeiro dia de julgamento

Publicado em 18/02/2025, às 07h11
Divulgação/Ascom MPAL
Divulgação/Ascom MPAL

Por TNH1 com Ascom MPAL

O primeiro dia do júri do Caso Kleber Malaquias foi concluído depois de 12 horas, com depoimentos de testemunhas e interrogatório dos denunciados.

O crime contra o empresário e ativista político teve grande repercussão no estado. Quatro dos réus estão sendo julgados no Fórum do Barro Duro, em Maceió, pelo assassinato do dia 15 de julho de 2020, cometido em Rio Largo. São eles: José Mário de Lima Silva, Fredson José dos Santos, Edinaldo Estevão de Lima e Marcelo José Souza da Silva.

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), representado pelos promotores de Justiça Lídia Malta Prata Lima e Thiago Riff, destacou que a postura acusatória será mantida com a sustentação de qualificadoras para o pedido de condenação de cada um dos réus.

Ao todo foram arroladas nove testemunhas, destas, quatro pelo MPAL, entre elas a mãe da vítima e o delegado Lucimério Campos. Este último, à época, era chefe da Policia Judiciária na cidade e atuou nas investigações, sendo substituído em seguida e afastado do inquérito. Campos foi o primeiro a depor e explicou detalhadamente o início do processo de investigação.

Quem também depôs foi o secretário-executivo de Gestão Interna da Segurança Pública, delegado José Carlos André dos Santos.

O que disseram os réus

Os acusados tentaram todas as formas de defesa durante os interrogatórios e se declararam inocentes. A acusação, porém, promete apresentar, nesta terça-feira (18), ao Conselho de Sentença, provas contundentes para que todos sejam condenados por homicídio duplamente qualificado – impossibilidade de defesa da vítima e promessa de recompensa pelo crime.

A princípio, o juiz que preside o júri, Eduardo Nobre, disse haver possibilidade de extensão até a quarta-feira (19). No entanto, a depender dos debates, pode ser concluído ainda nessa terça (18).

Gostou? Compartilhe