A Defensoria Pública da União (DPU) amplia o prazo de atendimento para que 718 pescadores e marisqueiros do Grupo 2 regularizem a documentação na instituição. Isso facilitará o pagamento de uma indenização, no valor de R$ 4.236, pela Braskem. Os atendimentos vão até o final do mês de março, no período da tarde, das 13h às 17h, na unidade da DPU em Maceió, localizada na Rua Jangadeiros Alagoanos, nº 1481, no bairro da Pajuçara.
LEIA TAMBÉM
A reparação, no valor de três salários mínimos, é pelos prejuízos causados pela restrição de navegação em parte da Lagoa Mundaú. A medida foi determinada, no final de novembro, pela Capitania dos Portos de Alagoas (CPA) devido ao risco de colapso e afundamento de uma das minas operadas pela petroquímica.
A lista atualizada de pescadores e marisqueiros que devem comparecer à instituição pode ser consultada aqui.
Os documentos necessários para o atendimento são:
- Comprovante de residência em nome próprio, referente ao mês de novembro de 2023 (Flexais, Bebedouro, Mutange, Bom Parto, Ponta Grossa, Vergel, Levada e Chã do Bebedouro);
- Conta bancária em nome do atingido;
- RG
- CPF
Até o momento, apenas 179 dos 897 trabalhadores desse segundo grupo compareceram à defensoria. O grupo é composto por pescadores e marisqueiros identificados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), mas que não estão associados às colônias Z4 e Z5.
“Esses pescadores não associados a essas colônias devem comparecer à DPU e não à Federação de Pescadores de Alagoas (Fepeal), responsável pelo pagamento apenas dos trabalhadores do grupo 1, ou seja, daqueles que estão associados às colônias”, explica o defensor regional de Direitos Humanos em Alagoas, Diego Alves.
O defensor destaca ainda que os integrantes do grupo 2 não precisam contratar advogados para receber o pagamento da indenização. Além de ser a DPU a instituição responsável por regularizar e enviar os documentos à Braskem, a instituição presta o serviço de assistência jurídica de forma integral e gratuita.
A indenização aos pescadores e marisqueiros foi possível após um acordo entre DPU, Braskem, Fepeal e a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), firmado no dia 6 de fevereiro de 2024. O acordo já foi homologado pela 30ª Vara Cível da Comarca de Maceió.
LEIA MAIS
+Lidas