Cascavéis têm sido encontradas nas zonas rurais de alguns municípios do Sertão alagoano nos últimos dias. Em Mata Grande, um agricultor registrou e capturou uma serpente perto de sua casa, no Sítio Barreiro. Ele teria reconhecido o animal pelo som do guizo.
LEIA TAMBÉM
Outra cascavel foi encontrada por um motorista quando transitava por uma rodovia não identificada da região. Ele parou o veículo e filmou o animal, que cruzava a pista.
O biólogo Marcos Araújo, do Instituto SOS Caatinga, afirmou ao site Correio Notícia que três fatores podem estar contribuindo para o surgimento de serpentes em Mata Grande e nos municípios vizinhos.
“Acreditamos num conjunto de três fatores como causas: a época de acasalamento, por isso essas cobras saem da mata em busca de uma parceira; o fato da região ficar numa altitude mais elevada, com o período de chuva faz mais frio, e como esses animais são endotérmicos, eles dependem do calor do sol e do ambiente para se aquecerem, assim, procuram os terreiros das casas e o asfalto da rodovia, que retêm mais calor, para se manterem aquecidos; e também o próprio desequilibro ambiental, já que a área de mata fechada é restrita”, apontou Araújo.
Veja os vídeos:
LEIA MAIS
+Lidas