A Polícia Civil divulgou, na manhã desta quarta-feira (26), um vídeo que mostra o trabalho das equipes durante a Operação Oplatek - que desarticulou um esquema milionário praticado por sete membros da mesma família, incluindo um agente da Polícia Civil e dois sargentos da Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM
No início, a ação policial acontece dentro de um dos imóveis dos suspeitos. Nas imagens, os agentes aparecem revirando os cômodos à procura dos bens que tiveram mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Na sequência, é possível ver alguns dos sete carros apreendidos pela Polícia Civil, sendo dois deles de luxos. Os modelos dos veículos não foram divulgados. Assista abaixo.
Também foram apreendidos joias, relógios, escrituras de imóveis, celulares, notebooks, relógios, iPads e maquinetas. Todos os sete integrantes tiveram as contas bloqueadas.
Joias foram apreendidas | Crédito: Polícia Civil / Divulgação |
Esquema dos policiais - A família, que reside em Maceió (AL) e Colônia de Leopoldina (AL), é suspeita de comandar um esquema de desvio de verbas que pode ter desviado R$ 7,5 milhões ao longo de dez anos. Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.
Os suspeitos irão responder pelos crimes de organização criminosa, peculato, desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e inserção de dados falsos em sistema de informação. Juntas, as penas podem ultrapassar 44 anos de prisão.
A Polícia Civil intitulou a operação de “Oplatek”. “Em referência a tradição milenar polonesa de dividir o pão (alimento sagrado) entre os integrantes da mesma família, como forma de fortalecer os laços familiares, o que de certa forma vinha sendo feito pelos integrantes da organização criminosa”, falou a PC.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS
+Lidas